Copa Fares Lopes. Leão precisa dela?

Copa Fares Lopes. Leão precisa dela para ir a Copa do Brasil?

 

Caros tricolores, mais uma vez começam os boatos sobre a participação do Leão na Copa Fares Lopes, competição que garante uma vaga ao campeão na Copa do Brasil do ano vindouro. Os outros dois participantes são o Ceará, campeão do estadual e o Horizonte, vencedor da primeira fase do estadual.
A Federação já divulgou uma lista com 19 equipes inscritas na Copa Fares Lopes, e oficialmente, o Fortaleza não está incluso nesta lista.
Mas vamos ao que interessa: será que o Fortaleza precisaria da Copa Fares Lopes para participar da Copa do Brasil em 2014?

Todos nós sabemos que a CBF destina 10 vagas aos clubes melhores colocados em seu ranking, e o futebol cearense já usufruiu várias vezes de uma dessas vagas, tanto com Ceará quanto com Fortaleza. E em 2014 a história poderá se repetir. Vamos fazer as continhas?

Atualmente o Fortaleza ocupa a 32a posição no ranking da CBF. Em 33o está o Criciúma, e mesmo que o clube catarinense ultrapasse o Leão, não faria diferença, pois o Criciúma já tem vaga garantida por ser campeão catarinense. Em 34o está o São Caetano, mas com mais de 100 pontos atrás, e não tem como nos ultrapassar neste ano. Então vamos trabalhar com a pior das hipóteses: a atual 32a colocação.

Dentre os 31 clubes que estão na nossa frente, 21 deles conseguiram a vaga pelos seus respectivos campeonatos estaduais. A saber: Fluminense, Corinthians, Vasco, São Paulo, Inter, Flamengo, Santos, Cruzeiro, Coritiba, Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Vitória, Goiás, Atlético-GO, Sport, Ceará, Náutico, Portuguesa, Paraná e ABC.
Então temos exatamente 10 clubes à nossa frente precisando da tal vaga no ranking. São eles: Grêmio, Palmeiras, Bahia, Avaí, Ponte Preta, Figueirense, Guarani-SP, Barueri, América-MG e ASA. Ou seja, somos o próximo da fila. Mas o que seria necessário para abrir uma vaguinha que colocaria o Leão na Copa do Brasil?

Ora, simples. Basta que aconteça UMA destas possibilidades abaixo:
1 – Grêmio ir a Libertadores 2014 ( abriria uma vaga no ranking )
2 – Inter ir a Libertadores 2014 ( abriria uma vaga pro 4o colocado do Gauchão 2013 que foi o Grêmio, que por sua vez não necessitaria mais do ranking)
3 – Dois clubes dentre Corinthians, São Paulo e Santos irem a Libertadores 2014 ( abririam duas vagas para o 4o e 5o colocados do Paulistão 2013, Mogi e Ponte Preta. Assim, esta última não precisaria mais da sua vaga no ranking).
4 – Palmeiras ir a Libertadores 2014 ( Aí é dificil. Alviverde teria que ganhar a Copa do Brasil, pois está na Série B)
5 – Guarani ou Barueri ganhar a Copa Paulista, competição da Federação Paulista que dá vaga na Copa do Brasil.
        * Coloquei esta 5a hipótese só pra cumprir a possibilidade legal, mas Guarani e Barueri têm grandes possibilidades de não participarem da Copa Paulista

Lembrando, basta acontecer UM destes ítens acima. Um só! pode ser ou tá difícil?

Fares Lopes, me incluam fora dessa…

 

 

About the Author

Elenilson Dantas

Torcedor do Fortaleza EC, O Leão do Pici,o Clube da Garotada. O time daquelas camisas

View All Articles