Blog do Maranhão

Um roteiro pela diversidade do Festival Vida & Arte

Há muitas possibilidades de festivais dentro da programação do Festival Vida & Arte, que começa hoje e segue até o próximo domingo, dia 24, no Centro de Eventos do Ceará. Em meio à extensíssima oferta de atrações (muitas simultâneas), Cena G faz um recorte específico e pinça um roteiro com temática LGBT (XYZ), apontando destaques que dialogam com este universo.

Nossa maratona começa já às 14 horas da sexta-feira, dia 22, com uma Entrevista Aberta com Liniker. A cantora, um dos mais interessantes nomes da nova geração da MPB, será entrevistada pela jornalista Camila Holanda e pelo titular desta coluna, com a participação da plateia, na Estação Demócrito Dummar, no Mezanino 1.

O mesmo local recebe Entrevista Aberta com Elza Soares, também na sexta-feira, só que às 16hs e comandada pelos jornalistas Marcos Sampaio e Ivonilo Praciano. Às 17 horas, os DJs Venga Venga se apresentam no palco Alberto Porfírio, no térreo, e vale a pena conferir.

Um pouco depois, às 1730min, rola Encontro de Blogueiros na Estação Demócrito Dummar. O tema desta edição é A inserção do público LGBTQI no mundo do entretenimento. Entre os convidados, Caio Locci, ativista paulista com forte poder de engajamento no Twitter; Herbet Castro, do Canal das Bee, um dos principais canais com conteúdo voltado para este público no Brasil; Rubens Rodrigues, blogueiro de cultura pop, responsável pelo blog Repórter Entre Linhas e um dos colaboradores do Cinema às 8, ambos do O POVO Online. A mediação é Deydianne Piaf.

Nem precisa lembrar que às 20hs Elza Soares sobe ao palco Rachel de Queiroz para apresentar o show A voz e a máquina, não é? Na sequência, às 22hs, é a vez de Liniker e os Caramelows que performam, no mesmo palco, o show Remonta.

Entre um e outro, tem a mesa redonda que discutirá Moda e Gênero, às 21hs, na Estação Demócrito Dummar. Como convidados, o ator Denis Lacerda (do coletivo As Travestidas) e o estilista Lindebergue Fernandes.

No sábado, às 15 horas, rola o lançamento do livro Cinema Falado (editora Dummar), no Auditório Rosiane Limaverde, mezanino 1. A obra reúne entrevistas inéditas e exclusivas com 12 cineastas nascidos no Ceará, vários deles com trabalhos abordando aspectos da homoafetividade como Allan Deberton (O melhor amigo), Armando Praça (Greta Garbo), Glauber Filho (Bate Coração), Guto Parente (Inferninho) e Karim Aïnouz (Praia do Futuro).

Impossível não recomendar o show de Alice Caymmi, às 22hs, no palco Belchior, bem como a tour Semente da Terra, que Milton Nascimento apresenta às 22h30min no palco Rachel de Queiroz.

Já no domingo, vale começar o dia conferindo, na Galeria Nice Firmeza, a exposição que reúne o trabalho de 22 artistas visuais, com nomes que vão de José Guedes a Cadeh Juaçaba, de Emília Porto a Cláudio Quinderé, e de Rian Fontenele a Zé Tarciso. Imperdível!

Às 14h30min, tem apresentação do Dream Team do Passinho, no palco Belchior. A apresentação já serve de aquecimento para o show do Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Unidos da Cachorra, às 15hs, no palco Sérvulo Esmeraldo. Para os mais descolados, Getúlio Abelha se apresenta às 15h30min, no Porto Dragão.

Quase fechando nossa maratona, às 20h30min, na Estação Demócrito Dummar, tem Entrevista Aberta com o estilista Lino Villaventura. Às 21h30min, rola o espetáculo Cabaret 70, no Café Lúcia Dummar. No palco, Ivonilo Praciano com os músicos David Simplício e Clementino Moura Filho. Depois, é só cair no funk com o show de Iza, às 22 horas, no palco Belchior. E estamos conversados!

Festival Vida&Arte

Quando: 21 a 24 de junho

Quanto: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia) – ingresso válido para toda a programação do dia no evento (o acesso às atrações está sujeito à lotação dos espaços onde elas se apresentarão)Onde: Centro de Eventos do Ceará (av. Washington Soares, 999)

Ingressos à venda no site: www.festivalvidaearte.com.br, na portaria do Jornal O POVO (av. Aguanambi, 282 – José Bonifácio) e nas lojas JEF (RioMar Fortaleza e Iguatemi)Programação completa: festivalvidaearte.com.br

Recomendado para você