João Marcos, Michel e Heleno - Trio de ferro

Nos últimos anos o Vozão tem tido o sistema defensivo com sendo um de seus pontos mais alto. No inicio da Série A do ano passado, a equipe chegou a tomar apenas um gol nos oito primeiros jogos, sendo que este ainda foi de pênalti.

Devido ao tipo de jogo praticado, onde dava a impressão que o time jogava retrancado, muitos torcedores reclamavam da postura do time em campo, mesmo com as vitórias acontecendo.

Até antes da chegada de Vagner Mancini, o time ainda usava esse sistema de jogo, onde o trio de ferro formado por Michel, Heleno e João Marcos era presença certa em campo. Pois bem, com a chegada de Mancini isso mudou.

Com um discurso de que preferia vencer por 5×4, mas com um time ofensivo, do que vencer por 1×0 no sufoco, o treinador tratou logo de dar uma cara nova no sistema de jogo da equipe, que passou a atuar com dois volantes (Michel e João Marcos) e dois meias (Geraldo e Thiago Humberto).

No inicio tudo ocorreu bem, duas goleadas (4×2 no Icasa e 5×0 no Ferroviário) e os nove gols marcados em apenas dois jogos, deixou o torcedor do Vozão pra lá de empolgado.

Depois daí os gols sumiram e a coisa começou a ser questionada, com exceção da partida da final do Estadual quando o time goleou o Guarani de Juazeiro por 5×0, fazer mais de dois gols em um jogo virou tarefa de gincana.

Nas últimas partidas do Vozão percebeu-se claramente que, o outrora ponto alto, passou a ser motivo de preocupação do torcedor e boa parte daqueles que reclamavam do time por jogar com três volantes, passou a pedir a volta do esquema antigo.

Na minha ótica, o problema da fragilidade do setor defensivo do time, não é por conta do esquema utilizado, mas sim da escalação da equipe. Thiago Humberto é um bom jogador, tem no chute sua grande virtude, mas não marca ninguém e isso sobrecarrega os volantes e, consequentemente, os zagueiros.

Pode-se ter um time bastante forte na marcação sem a necessidade de atuar com três volantes, para isso basta você ter dois meias que tenham capacidade de criar jogadas e que também saibam marcar.

Acho que o Iarley faria essa função no meio campo, bem melhor do que Thiago Humberto, o deslocaria para o setor e colocaria o Osvaldo no ataque, dando mais velocidade a equipe e assim poderíamos ter uma time forte na marcação e com um bom poderio ofensivo.

No entanto, essa é a minha opinião e como esse blog tem, em uma se suas intenções, a interatividade com o torcedor, queria saber do amigo leitor, qual a sua opinião com relação ao assunto.

Três volantes ou dois meias?

About the Author

Weiber Castro

Natural de Itapiúna-CE, torcedor do CEARÁ SPORTING CLUB, único Clube Penta-Campeão Cearense, detentor do maior numero de títulos do estado, Campeão invicto do Copa do Nordeste, e por ai vai.

View All Articles