Bola ao Alto

Favoritismo x Fator Casa

174 1

Quinta-feira começa o playoff final da Liga Espanhola de Basquete, a ACB. De um lado, a equipe considerada favorita que já tem no currículo 21 finais, o Regal F.C. Barcelona. Do outro, um estreante em finais da liga, o Bizkaia Bilbao Basket, que na semifinal eliminou o Real Madrid. O Caja Laboral, equipe do brasileiro Marcelinho Huertas, ganhou o título da ACB no ano passado em cima do Barcelona, mesma equipe que o eliminou na semifinal deste ano.

Semifinal Caja Laboral x Barcelona

A temporada 96-97 foi a primeira ocasião em que uma equipe sem o fator casa a favor conseguia o título de campeão ACB. O Barcelona ganhava o quinto jogo na quadra do Real Madrid, que havia finalizado em primeiro na temporada regular. O que até então havia sido impossível, nos últimos anos tem se tornado algo mais comum.

Nas últimas três edições, ganhou o título a equipe que começava a final com o fato casa contra. O que será o caso do Bizkaia Bilbao. Considerado a zebra da temporada 2010/2011, o Bilbao enfrentará o Barcelona em casa, nas duas primeiras partidas.

Das 24 finais disputadas até o momento, no formato melhor de 5,  16 terminaram com a vitória da melhor equipe na fase regular, que é o caso do Barcelona neste ano. Porém, a equipe azul-grená perdeu 3 finais (2000, 2008 e 2010) estando com a vantagem de começar a disputa com mando de quadra.

Especulações pré-final a parte, veremos em quadra um jogo que vai além desses dois pontos, favoritismo e fator casa. Veremos uma equipe que conseguiu manter a regularidade durante todo o campeonato, mesmo quando os reservas estavam em quadra, que é o caso do Barcelona, e teremos um outro time motivado por boas sequências de jogos e uma chegada triunfal a final da Liga ACB.

Recomendado para você