Bola ao Alto

O ADEUS DO GIGANTE

A imprensa norte-americana anunciou que Yao Ming está oficialmente aposentado do basquete. O chinês de 30 anos, que sofreu várias lesões durante os últimos anos e não conseguiu ter uma boa seqüência de jogos, já comunicou oficialmente ao Houston Rockets e a NBA que não jogará mais profissionalmente.  Na última temporada, ele entrou em quadra em apenas cinco partidas oficiais.

Quando o Rockets teve a primeira escolha do draft de 2002, não ouve qualquer dúvida em qual jogador seria o principal reforço da equipe nos próximos anos. Era mais que um simples reforço de quadra. A popularidade do time e da NBA se solidificaria com a chegada de Yao ao basquete norte-americano.

Os chineses passaram a acompanhar de perto a evolução do atleta que se destacaria não só pela sua altura, 2,29m, mas também pelos seus bons fundamentos e comprometimento dentro do garrafão. Yao sempre teve dificuldades no quesito físico, principalmente, por suas rotineiras contusões.

Yao Ming x Shaquille O'Neal

Além disso, sofria também quando enfrentava jogadores mais fortes. Um grande exemplo foi os embates contra Shaquille O’Neal, outro que anunciou aposentadoria nesta temporada.

Em todas as temporadas na NBA, o chinês sempre foi votado em primeiro lugar para o All Star Game de cada ano. Foram ao todo oito votações, mas ele só pode participar de seis edições do evento.

Yao sai de cena com médias de 19 pontos e 9,2 rebotes. Não há dúvidas que ele deixará muitas saudades dos amantes da bola laranja. A prova disso é a grande popularização do basquete na China. Hoje, os asiáticos são os maiores consumidores da NBA, eles assistem mais jogos televisionados do que o próprio povo dos Estados Unidos e Canadá.

Recomendado para você