Bola ao Alto

Liga Sub-21 é aprovada

57 2

O Ministério do Esporte aprovou, nesta semana, em Brasília, o projeto da Liga Nacional de Basquete Sub-21, competição que tem o intuito de proporcionar um maior desenvolvimento aos jovens atletas na transição das categorias de base ao basquete adulto. O projeto é uma parceria entre a Liga Nacional de Basquete (LNB) e a Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

O Ministério garantiu a realização das duas primeiras edições da competição através de um convênio com as entidades. Como a Liga ainda não completou três anos de existência, exigência do Ministério para aprovação de convênios, este ano, o mesmo foi feito via CBB para que não houvesse a necessidade de adiar o campeonato.

A Liga Sub-21 está prevista para ser disputada em três etapas: duas classificatórias e um hexagonal final. O campeonato deverá contar com a participação de 16 equipes, que serão divididas em dois grupos de oito. Em cada chave, todos os times se enfrentarão entre si e os três primeiros colocados de cada lado se classificarão para o hexagonal final. Na fase decisiva, todos se enfrentam entre si para definir quem será o campeão.

A primeira etapa da competição será realizada em Brasília (DF), entre os dias 23 de setembro e 03 de outubro. A segunda, na cidade de São Sebastião do Paraíso (MG), no período de 07 a 17 de outubro. E o hexagonal final será também na cidade mineira entre os dias 26 de outubro e 02 de novembro.

“Daremos início ao campeonato com um formato adequado as circunstâncias, mas a partir da próxima temporada, devemos fazer um formato que proporcione mais oportunidades a esses atletas de se desenvolverem”, afirmou o gerente técnico da LNB, Lula Ferreira.

Além do desenvolvimento dentro de quadra, a Liga pretende com esse projeto proporcionar uma série de outras atividades para o crescimento individual dos atletas. Estão previstas, em cada uma das etapas, palestras com profissionais de outras áreas e ex-jogadores de basquete, além de clínicas técnicas e ações sociais nas respectivas comunidades das cidades que sediam o evento.

Recomendado para você