Bola ao Alto

Força e dedicação

“Você pode dar dois toques na cadeira com a bola no colo. Depois joga alto a bola, dá mais dois toques na cadeira que é o tempo de pegar a bola de volta”. Isso é o básico, mas para eu poder assimilar bem foi preciso esforço. Controlar a cadeira de rodas então.

IMG_20130712_155932_795

Uma experiência incrível. Treinar com o time masculino da ADDECE (Associação Desportiva dos Deficientes do Estado do Ceará) foi realizar uma vontade de muito tempo. Sempre que acompanhava o basquete em cadeira de rodas nos Jogos Parapan-Americanos e Jogos Paralímpicos, ficava imaginando a força que os atletas tinham para marcar, dar passes precisos e arremessos certeiros. Força. A característica mais marcante dessa modalidade. Depois de um treino, mesmo que rápido, minha admiração por esses jogadores aumentou.

Eles são dedicados. Treinam três vezes por semana durante três horas e neste ano foram campeões cearenses. A maioria dos atletas também trabalha e acaba não podendo se dedicar apenas ao esporte, diferente de equipes do Sudeste, por exemplo. Mas nada tira a motivação do grupo, que se prepara para o Campeonato do Nordeste que acontece em setembro.

IMG_20130712_150759_098Em abril deste ano eles foram vítimas de vandalismo que atingiu o depósito de materiais esportivos do time, que deixou bolas e pneus cortados. Um prejuízo enorme. Aos poucos, com realização de rifas e doações, eles estão se recuperando, mas ainda falta. Força tem de sobra. E no que depender destes atletas, seremos muito bem representados nas competições que estão por vir.

Agradeço a ADDECE por ter me proporcionado uma tarde de enorme aprendizado.

SERVIÇO

A ADDECE foi fundada em 2009 é uma entidade sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento de pessoas com Deficiências por meio de práticas esportivas adaptadas, facilitando o processo de resgate da autoestima, integração e inclusão social.

Para fazer doações

Banco do Brasil

Agência: 2917-3

Conta Corrente: 28.399-1

Recomendado para você