Bola ao Alto

Final única mais uma vez!

Falta um pouco mais de um mês para o início da sexta temporada do NBB. E tem novidades no regulamento da competição para a edição 2013/2014. Infelizmente, a esperança que existia em relação à modificação da forma de disputa da final, acabou. A competição terá a manutenção do formato da final, que permanecerá sendo disputada em um jogo único. Péssimo. Acredito que tira um pouco do brilho da competição. Há quem defenda a emoção da partida. Eu vejo meio como injustiça. Esse modelo foi adotado nas últimas duas edições do campeonato.

nbb1Mas vamos às mudanças no regulamento:

– Novo critério estabelecido para o ascenso e descenso das equipes. Agora, os dois últimos colocados do campeonato na fase de classificação estarão automaticamente rebaixados para a Segunda Divisão, enquanto o campeão da divisão de acesso passará a fazer parte do quadro de equipes da principal competição de basquete do Brasil na temporada 2014/2015. 

– Janela de transferência de atletas dentro da competição. Pela primeira vez no NBB, qualquer jogador que já tenha atuado por uma equipe na atual temporada poderá ser transferido para outro clube durante o campeonato. Para isso, o atleta não poderá ter atuado em mais do que oito jogos e deve ser transferido antes do final do primeiro turno, além de possuir uma carta liberatória do time. Um atleta só poderá utilizar a janela de transferência uma única vez durante a competição.

Pra quem ainda não sabe bem como é a disputa do NBB:

Os 17 participantes  do NBB 2013/2014 se enfrentarão entre si em dois turnos na fase de classificação.

Os 12 melhores avançam para os playoffs. Os quatro primeiros já se classificam automaticamente para as quartas de final. As equipes que ficarem entre o quinto e o 12º lugares disputarão as oitavas de final e os quatro vencedores de suas respectivas séries se classificarão para as quartas.

Depois disso, processo de disputa normal. Os vencedores das quartas avançam para semi e depois para a final.

Além dos 15 times remanescentes, Macaé Basquete (RJ) e Universo/Goiânia serão os estreantes da temporada 2013/2014. O esquadrão de Goiânia, inclusive, será o primeiro representante do estado de Goiás na história da competição.

O jogo de abertura da temporada será no dia 9 de novembro. O Flamengo enfrenta o Brasília. O restante dos jogos acontecerá no dia 14 de novembro. O Basquete Cearense estreia em casa diante do Uberlândia.

Recomendado para você