Bola ao Alto

Tiago Splitter é o primeiro brasileiro a ser campeão na NBA

O San Antonio Spurs conquistou o quinto título da NBA. O pivô brasileiro, conquistou algo inédito, desde que chegou na liga americana de basquete no fim de 2010. Tiago Splitter não foi titular, mas quando saiu do banco contribuiu para o pentacampeonato do time texano, na noite de domingo (15), ao vencer a quarta e decisiva partida do AT&T Center por 104 a 87. Splitter é o primeiro brasileiro campeão da NBA.

Tiago Splitter é o primeiro brasileiro campeão da NBA. Foto: Divulgação/AP

Tiago Splitter é o primeiro brasileiro campeão da NBA. Foto: Divulgação/AP

O jogador de 29 anos, atuou por dez anos no basquete da Espanha, foi duas vezes campeão da liga espanhola e eleito no mesmo ano que deixou o Baskonia o melhor jogador da competição. Tiago enfrentou dificuldades na adaptação ao estilo de jogo da liga norte-americana e demorou para conquistar o seu espaço.

O San Antonio deu o troco no Miami após uma doída derrota nas finais da temporada passada, quando a equipe do Texas chegou a liderar a série melhor de sete jogos por 3 a 2, mas levou a virada. Titular do Spurs na grande maioria da temporada, Splitter começou no banco as últimas três partidas das finais. Porém, em um time que trabalha tanto o jogo coletivo e faz inúmeras modificações no decorrer dos jogos, ser titular ou reserva é uma questão apenas de quem sai ou não jogando.

Contrato de LeBron chega ao fim

Com o término da temporada, o astro do Miami Heat, LeBron James, fica sem vínculo com o time. Ele foi o cestinha da vitória dos Spurs por 104 a 87, no domingo, mas de nada adiantou. Após o jogo, em San Antonio, o jogador não escondeu a enorme frustração e deixou em dúvida o seu futuro, já que chegou ao fim o seu contrato com time da Flórida.

Recomendado para você