Bola ao Alto

LDB começa em outubro e é bom ficar de olho nessa garotada

A sétima edição da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) terá seus primeiros jogos realizados no dia 21 de outubro (sábado), com sedes simultâneas em Curitiba (PR) e no Rio de Janeiro (RJ).

Serão dez clubes participantes – Solar Cearense (CE) , Círculo Militar do Paraná (SP), Paulistano (SP), Flamengo (RJ), Pinheiros (SP), Sesi Franca Basquete (SP), Minas Tênis Clube (MG), Praia Clube (MG), São José (SP) e Sogipa (RS) – se enfrentarão em turno único na primeira fase e os oito melhores avançarão ao octogonal final da competição Sub-20.

 

A importância da LDB

Criada em 2011, com o objetivo de auxiliar na formação de atletas, a LDB é o grande celeiro da nova geração do basquete brasileiro. Indo para sua sétima edição, o campeonato Sub-22 já possui grandes feitos neste curto período de existência.

Desde sua criação, a LDB já revelou mais de 100 jogadores para as equipes que disputam o NBB. Em sua última temporada, o maior campeonato de basquete do país teve mais de 43% dos atletas oriundos da competição de base.

Trazendo para a realidade do Ceará, essa é uma grande chance para que os garotos consigam disputar uma competição de nível nacional tendo como exemplo o título de 2014 do Basquete Cearense. A equipe fez história ao vencer diante de sua torcida e muitos desses jogadores vem se firmando no time principal.

Basquete Cearense, campeões de 2014. (Foto: Sualisson Tavares/ Arquivo pessoal)

Da Seleção Brasileira que recentemente disputou a AmeriCup neste ano, oito dos 12 atletas tiveram participações marcantes na LDB. São eles: Davi Rossetto, Georginho, Danilo Siqueira, Léo Meindl, Caboclo, Lucas Dias, Jimmy e Lucas Mariano.

Outros nomes que brilham entre os profissionais e que tiveram na LDB o grande trampolim para suas carreiras são Ricardo Fischer, hoje no basquete europeu e que foi campeão da segunda edição pelo Bauru, e Gegê, atualmente no Minas e bicampeão da LDB com o Flamengo.

Realizada anteriormente com limite de idade de 22 anos, a Liga de Desenvolvimento de Basquete se tornará uma competição Sub-20 a partir da sétima edição.

Recomendado para você