Bola ao Alto

Copa Intercontinental volta ao Brasil e acontecerá nos dias 15 e 17 de fevereiro

A Copa Intercontinental está de volta ao Brasil. Depois de quatro anos da última edição realizada em solo verde-amarelo, o torneio, desta vez, contará com quatro times e acontecerá nos dias 15 e 17 de fevereiro, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (RJ).

Austin Spurs (EUA), campeão da NBA G-League, AEK Atenas (Grécia), campeão da Champions League da Europa, San Lorenzo de Almagro (Argentina), que conquistou o título da última Liga das Américas, e Flamengo, anfitrião e último clube brasileiro a ser campeão da Copa Intercontinental, serão os participantes.

Flamengo foi o último clube brasileiro campeão da Intercontinental (Divulgação/FIBA)

O torneio será realizado no formato de mata-mata, com duas semifinais no dia 15 de fevereiro (sexta-feira), e, dois dias depois, 17 de fevereiro (domingo), as disputas do terceiro lugar e da grande Final. Os confrontos das semis serão: San Lorenzo de Almagro x AEK Atenas, e Flamengo x Austin Spurs.

Esta é a primeira edição da história da Copa Intercontinental da FIBA que contará com os atuais campeões da NBA G-League, da Champions League da Europa e da Liga das Américas.

“Estamos empolgados em trazer a Copa Intercontinental da FIBA de volta às Américas e celebrar esta edição na excelente quadra olímpica do Rio de Janeiro, que foi a sede de tantos grandes momentos durante os Jogos de 2016. Os campeões da Liga das Américas da FIBA e da Liga dos Campeões de Basquete vão lutar e tentar criar suas próprias histórias. Também gostaria de expressar minha gratidão à cidade do Rio de Janeiro, à Confederação Brasileira de Basquete, à Liga Nacional de Basquete e ao clube anfitrião, o Flamengo, por sua colaboração”, disse o Secretário Geral da FIBA, Andreas Zagklis.

A última vez que a Copa Intercontinental aconteceu no Brasil foi em 2015. Na ocasião, o Bauru Basket, então campeão da Liga das Américas, mediu forças com o Real Madrid (ESP), dono do título da Euroliga daquele ano, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP), e ficou com o vice-campeonato.

O único título brasileiro no torneio veio através do Flamengo, no ano anterior, em 2014. Na Jeunesse Arena, a equipe rubro-negra, que havia sido campeã da Liga das Américas daquele ano, contou com o apoio de sua para superar o Maccabi Tel-Aviv (ISR), campeão da Euroliga, e soltar o grito de campeão.

A última edição da Copa Intercontinental da FIBA aconteceu em San Cristóbal de la Laguna, Tenerife (ESP), em setembro de 2017, e teve como campeão o Iberostar Tenerife (Espanha) que, após uma vitória difícil por 76 a 71 contra os campeões da Liga das Américas, Guaros de Lara (Venezuela), sagrou-se campeão do torneio.

Recomendado para você