Casal de Onças do Zoológico de Canindé

Casal de Onças do Zoológico de Canindé

Um fato inédito estar prestes a se concretizar no Zoológico de São Francisco, localizado no Município de Canindé, cidade franciscana distante 126 km de Fortaleza, tornou-se referência nacional em reprodução de animais em extinção em cativeiro.

A expectativa do veterinário Henrique Weber é com o acasalamento de um casal de onça pintada que se encontram na cidade há 15 anos. O macho veio de João Pessoa, na Paraíba, e é chamado de Baré. A fêmea, da mesma espécie, foi batizada de Luluca e veio do Mato Grosso do Sul.

Eles já estão em processo de acasalamento e, para o responsável, agora é uma questão de dias para que os animais entrem no cio e assim aconteça à procriação, um fato inédito para o Estado do Ceará.

Os animais têm nome popular de onça pintada ou jaguar, e o nome científico é Panthera Onça. Na distribuição geográfica, localiza-se nas planícies costeiras do México até o Norte da Argentina. Seu habitat natural se concentra na Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Campos Sulinos. Alimentam-se de veados, capivaras, catetos, pacas, dentre outros mamíferos de pequeno porte, além de peixes.

De acordo com Henrique Weber, a reprodução acontece entre um e quatro filhotes, após 90 e 110 dias de gestação. Também está na relação dos animais em extinção no planeta. O casal que se encontra no zoológico de Canindé apresenta idades variadas. A fêmea tem sete anos. Já o macho completou nove.

Eles comem, em média, três quilos de alimentos por dia.
“Estamos satisfeitos com o sucesso do projeto, porque todos os animais que chegam para acasalamento estão se adaptando muito bem”, frisa o veterinário.

No zoológico de Canindé existem 56 espécies divididas em 400 animais. O consumo diário de alimentação de carne chega à média de 50 quilos, além de banana, melancia, mamão, girassol, gengibre, queijo, mel, maça, pera, uva, dentre outros produtos. Para alguns animais, grilos, baratinhas são selecionadas como ração animal e entram no cardápio.

Foto e Texto: Antônio Carlos Alves – Especial para o Blog C4 NOTÍCIAS