O empresário Francisco Carlos de Oliveira que encaminha centenas de romeiros de Codó para o festejo de São Francisco em Canindé, no sertão cearense, há mais de 30 anos, se reuniu com os devotos do santo na manhã do último domingo (13), no Clube de Eventos Fazenda Show para informá-los sobre os procedimentos que foram tomados em relação a viagem até o santuário franciscano. Ficou definido data, horário e o transporte para a romaria deste ano.

Ao todo, o empresário vai disponibilizar uma frota com 20 ônibus que levarão os romeiros no dia 02 de outubro, às 15h para Canindé com retorno previsto para o dia 04, após a procissão de encerramento do festejo do santo. A mudança no meio de transporte, antes feito em carretas pau-de-arara, se deu em razão da fiscalização no Piauí e Ceará que impediu o acesso dos romeiros de Codó e outros municípios até a cidade santuário no ano passado. A romaria de Codó foi impedida de seguir viagem quando passava por Teresina, no Piauí e teve que retornar sem que os devotos pudessem participar do festejo.

Em razão disso, o empresário designou uma equipe de coordenação para que todos fossem cadastrados seguindo todos os trâmites necessários exigidos pelos órgãos de fiscalização do trânsito. Por isso, por medida de segurança, o transporte vai ser feito em ônibus, que segundo o empresário Francisco Carlos de Oliveira vai proporcionar também mais conforto aos romeiros. E pensando nisso, também foi alterado o horário de embarque, em vez de ser pela manhã como de costume, a viagem será no fim da tarde para que sigam viagem a noite inteira e pela manhã do dia seguinte já estejam chegando em Canindé.

Por causa dos negócios, o empresário costumava ir de avião, mas em decorrência do que houve no ano passado, Francisco Carlos de Oliveira prometeu aos romeiros que este ano seguira e retornaria com eles também em ônibus e garantiu que fará isso. Durante o encontro de ontem, os romeiros foram informados sobre o processo de recebimento das passagens. Ainda no domingo, os primeiros 200 romeiros voltaram para casa já com a passagem em mãos. Durante a semana, a partir de amanhã, serão entregues os bilhetes para os demais romeiros divididos grupos de cem pessoas para cada dia da semana até atingir a quantidade de mil romeiros.

Com informações Correio Codoense, parceiro do C4 no Maranhão.