Para que conhece o interior do Nordeste não há como não perceber a mística que move a vida das pessoas. Já não são mais pobres ‘’coitados’’ tangidos por um visionário como Antônio Conselheiro, em Canudos. A realidade atual é que o milagre não somente é possível como essencial para se vencer o sofrimento. Profetas e profecias abundam.

Certo ou errado, o tempo não tem diminuído o fervor religioso, não obstante o crescimento das igrejas evangélicas e a luta que trava a idolatria. Mesmo assim, novos santos e, incrivelmente, novos milagres somente aumentam o rebanho que acorre para cidades, como Canindé no Sertão pobre do Ceará que se transformaram em grandes santuários.

Canindé é o destino da segunda maior peregrinação no mundo devotada a São Francisco (superada apenas pela devoção em direção a Assis, na Itália, terra natal do santo.

Para o Prefeito de Canindé, Paulo Justa do PDT, esse fenômeno é sem explicação. ‘’Cada pessoa que chega a cidade traz consigo um compromisso com São Francisco e isso, demonstra a força e o poder do santo’’, disse ao PORTAL C4 NOTICIAS antes de pegar no Painel na procissão em direção a Praça do Romeiro.

Para ele, a devoção dos fiéis é tão forte que o Vaticano elevou a Igreja de São Francisco de Canindé status de Basílica, reservado apenas aos principais destinos de peregrinos cristãos em todo mundo. ‘’Canindé é considerado o maior santuário franciscano no continente americano’’, disse o Prefeito que anunciou que no final do ano terá uma cota especial para transformar a cidade.

‘’Serei o maior prefeito da história de Canindé’’, garantiu. Já o Presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Canindé, Paulo Magalhães Filho, a maioria dos fiéis demonstra sua fé e seus agradecimentos por meio de uma expressão típica da cultura religiosa nordestina, que representa o resultado positivo da promessa ou pedida atendido pelo santo.

Em relação a movimentação financeira Paulo Magalhães acredita que será uma romaria de muitos lucros, porque o romeiro que chega ao santuário se prepara o ano inteiro para cumprir suas obrigações na terra abençoada por São Francisco.

Portal C4 Notícias
Reportagem e Fotos: ANTONIO CARLOS ALVES