A Secretaria da Educação do Município de Canindé, estar desenvolvendo um projeto inédito na região, ‘’SISTEMA DE AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS DE CANINDÉ’’ (SAEC), onde o grande objetivo é saber como se encontra o processo de ensino aprendizagem dos alunos do 9º ano. Essa Avaliação abrange às escolas públicas da rede Municipal, avaliando a classe estudantil. Essa é a primeira vez que o Município se avalia’’, lembra Júnior Rocha que já foi Secretário de Educação da cidade.

‘’O sistema fornece subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, vislumbrando a oferta de um ensino de qualidade a todos os alunos da rede pública de Canindé’’, explica o Secretário Carlos Farias. Para isso, em cada aluno são aplicados testes de desempenho e questionários contextuais que possibilitam extrair dados, visando traçar um panorama da qualidade da educação dos alunos. De posse desses dados, os gestores da secretaria de educação podem tecer reflexões, elaborar e monitorar.

suas políticas, programas e projetos educacionais. No âmbito das unidades escolares, os dados podem ser adotados, pelos diretores, coordenadores pedagógicos, professores, alunos e responsáveis, para a revisão ou consolidação das ações definidas no projeto político pedagógico da escola. Além disso, a organização desses dados constitui uma ferramenta importante para diagnosticar os resultados escolares e prestar contas à sociedade, em geral, de como se encontra a qualidade de ensino público de Canindé.
‘’Realizamos estudos em 26 turmas puras e 29 de multi anos, onde 866 alunos já foram avaliados pelo sistema’’, ressalta o Secretário Carlos Farias.

Segundo ele, a finalidade é ter um estudo mais aprofundado das turmas analisadas. ‘’A Secretaria de Educação já entra 2016 com o diagnóstico de cada aluno. No próximo ano, serão avaliados os estudantes de 2º, 5º e 9º anos.

Amanhã quarta-feira, acontece o lançamento da caravana do SPAECE, onde serão apresentadas as primeiras ações em um encontro com coordenadores pedagógicos, capacitação para professores do 2º, 5º e 9º anos, palestras motivacionais em uma programação inédita e inovadora.

A Escola Melvin Jones será palco da movimentação educacional que começa a preparar os jovens para provas do Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará – SPAECE e Sistema de Avaliação de Educação Básica – SAEB.

Portal C4 Notícias
Reportagem e Foto: ANTONIO CARLOS ALVES