O Prefeito de Canindé CELSO CRISÓSTOMO e a Secretária de Educação MAILZA FREITAS, participaram na manhã de hoje de uma audiência pública para analisar e discutir os problemas na educação do Município

A realização é do Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). A finalidade da audiência é apurar os motivos do baixo desempenho da cidade de Canindé no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O encontro faz parte do projeto Ministério Público pela Educação (MPEDUC), que abordou ainda a efetividade dos programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no Município, que fica a 120 km de Fortaleza.

A audiência teve inicio às 9 horas na quadra do Centro Social Urbano do Município de Canindé, localizado na Rua Sitônio Monteiro, S/N, no Centro.

‘’O procurador da República Patrício Noé da Fonseca, disse durante o evento que o grande objetivo é ouvir a comunidade e instituições locais, além da administração Municipal e Estadual para identificar as questões responsáveis pelos baixos índices apontados na qualidade da Educação.

FIQUE POR DENTRO

Promovido nacionalmente pelos MPs, o projeto MPEDUC tem como objetivo melhorar o ensino básico em todo país, garantindo assim um dos direitos fundamentais dos cidadãos. Por meio do projeto, MPF e os Ministérios Públicos dos Estados estão realizando audiências públicas em todo o país. No Ceará, também foi firmado convênio com órgãos de controle para a oferta de cursos de capacitação para gestores escolares, com os objetivos de torná-los mais aptos a usar verbas públicas destinadas à Educação.

Em Canindé, existem 83 Escolas e 19 Centros de Educação Infantil. 13.743 alunos se encontram na sala de aula. 3.116 nas Creches e Pré-Educação.

No Ensino Fundamental de primeiro a quinto ano, 5.593 alunos assistem aulas diariamente. Já no Ensino Fundamental 02 são 4.490 estudantes.

Na Escola de Jovens e Adultos – EJA, estão matriculados de primeira a quarta séries, 355 alunos e de quinto ao oitavo ano 189.

Com informações de Antônio Carlos Alves
Fotos: Carlos Silva