Agora, a expectativa da população é ver o fim da “ciranda da descontinuidade administrativa” no Município de Canindé.

André Noronha Brasil - Acadêmico de Administração Pública Universidade Federal do Ceará UFC

André Noronha Brasil –

Após atingir a marca de 17.575 votos, Rozário Ximenes (PMDB) é a primeira Mulher eleita prefeita do Município de Canindé para Administrar os destinos da população Franciscana pelos próximos quatro anos. A viúva do ex-prefeito Ximenes Filho, recebe em suas mãos a difícil missão de “por ordem na casa”, desafio ainda não superado por prefeitos que estiveram à frente da gestão pública de Canindé nos últimos vinte anos.

Analisando o resultado da Eleição 2016 para prefeito de Canindé podemos apontar com total segurança que a maior parte do eleitorado (17.575 eleitores) que compareceu às urnas tinha a melhor compreensão de que o simples deferimento do registro de candidatura da “forasteira” Rozário Ximenes, natural de Tauá/CE, contribuiu de modo determinante para que pela primeira vez uma mulher fosse eleita para gerir os destinos políticos e administrativos do Município de Canindé.

O resultado eleitoral aponta ainda que a maioria dos eleitores que estavam cansados de tantas liminares e recursos judiciais que permitiam o troca-troca e o entra e sai de prefeito, vice-prefeito e presidente da Câmara no exercício da função máxima da Gestão Pública do Município de Canindé ao longo dos últimos vinte anos optaram por “não trocar o certo pelo duvidoso” no ato de votar e decidir o próprio destino nas urnas.

A minoria que votou em candidato que ainda vai ter que provar que “focinho de porco não é tomada”, em grau de recurso, nem precisa mais esperar o julgamento, pois o resultado das urnas está consolidado. A conclusão que se chega é que a Eleição de Rozário Ximenes PMDB a prefeita de Canindé deixa comprovado que a LEI da FICHA LIMPA é mais eficaz na Urna do que no julgamento de recursos perante os Tribunais. No Voto, o cidadão é soberano.

Rozário Ximenes - Prefeita Eleita

Rozário Ximenes – Prefeita Eleita

O Registro de Candidatura é um certificado oficial e confiável que compara de imediato todos os candidatos. A prefeita eleita Rozário Ximenes levou à melhor no quesito, foi irrepreensível na sua vida pública uma vez que nada deve aos Tribunais na apreciação de seus passos no trato com a coisa pública como Primeira Dama, Secretária de Ação Social, Vereadora e Vice-Prefeita do Município de Canindé. O eleitor canindeense fez a sua opção por uma candidata que provou ser Ficha Limpa no ato do Registro de Candidatura perante a Justiça Eleitoral.

Agora, a expectativa da população é ver o fim da “ciranda da descontinuidade administrativa” no Município de Canindé. O primeiro passo foi dado com a eleição de uma candidata completamente desimpedida para atacar o mais grave dos problemas que afunda o Município de Canindé que é a descontinuidade administrativa gerada pela troca sucessiva de seus gestores como se fosse plantonista!

Em última análise, resta a expectativa de que a prefeita eleita Rozário Ximenes PMDB venha a empregar os conhecimentos de sua formação acadêmica de nível superior e sua larga experiência na matéria político-administrativa para honrar a confiança do eleitorado que lhe transformou na primeira mulher prefeita do Município de Canindé. A perspectiva mais segura se quiser mesmo entrar para a História, basta enfrentar o desafio e fazer o que os “filhos da terra” não tiveram competência de fazer nos últimos vinte anos e mostrar no decurso do seu mandato que foi preciso o povo eleger uma mulher prefeita para “botar ordem” em Canindé…

André Noronha Brasil
Bacharel em Administração Pública
Pela Universidade Federal do Ceará UFC