Canindé, cidade encravada no Sertão do Ceará e conhecida Internacionalmente por abrigar o que maior Santuário Franciscano das Américas e a realizar a segunda maior romaria em homenagem ao santo no mundo, perdendo apenas para a terra natal de Francisco, Assis na Itália, começou ontem dia 26 de junho o movimento para instalação do teleférico que irá formar um conjunto de ações estruturantes partindo da estátua, zoológico, praça do romeiro e igreja de Cristo Rei.

Uma comitiva formada pelo pároco e reitor do Santuário Frei Marconi Lins, Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico Socorro Bastos, vice-prefeito Jesus Romeiro, Comandante da Guarda Municipal tenente-coronel Luciano Wagner, o coordenador de projetos da Prefeitura Ramon, e os vereadores Assis Vieira e Chico Justa, visitou os pontos estratégicos para a implantação do bondinho, acompanhada do Secretário para Assuntos Internacionais Antônio Balhmann e o arquiteto especialista na construção de teleféricos Evódio João de Sousa.

Ele foi o responsável pela construção dos bondinhos de Aparecida do Norte. Camboriú, Canellas, Nova Trento entre outros. ‘’Gostei do que vi, são pontos seguros que nos possibilitará uma infraestrutura perfeita para a exploração do turismo na região. O primeiro passado foi dado, nos resta agora começarmos a elaboração dos estudos com o apoio logístico da Prefeitura para assim darmos inicio ao planejado’’, disse Evódio.
‘’O teleférico é mais um passo importante para o fortalecimento dos equipamentos de atração religiosa na cidade. Vamos alavancar o nosso turismo’’, disse o vice-prefeito Jesus Romeiro.

Segundo Antônio Balhmann, a construção dos teleféricos de Canindé, Juazeiro do Norte, Guaramiranga e Caldas, foi impulsionada por uma visita que o Governador Camilo Santana fez em 2015 ao Santuário de Aparecida do Norte, também, conhecida pelo forte turismo religioso e que conta com equipamento semelhante, inaugurado em 2014.

Também ficou agendada uma conversa para formação de uma comissão que irá visitar Aparecida do Norte, para que assim o pároco e reitor do Santuário de Canindé frei Marconi Lins possa conhecer de perto a estrutura do teleférico. ‘’Iremos convidar a prefeita Rozário Ximenes e mais um grupo de empresários da cidade para que assim possamos ir a São Paulo ver de perto como funciona o bondinho de Aparecida do Norte’’, garantiu Balhmann.

No final da visita o pároco e reitor do Santuário frei Marconi Lins disse que a cidade precisa melhorar sua infraestrutura, mas que são projetos interessantes e que ajudam a mudar o perfil da região. ‘’Nós pensamos no turismo do amanhã, por isso iremos aguardar as ideias serem colocadas na prática’’, concluiu.

PORTAL C4 NOTÍCIAS – OPOVO ONLINE.
Fotos e texto de Antônio Carlos Alves

Tagged in:

, ,