As caminhadas; tradição de 31 anos abrem oficialmente na madrugada deste sábado, 23 de setembro, a maior romaria em homenagem ao santo mais popular do mundo. Elas antecedem a abertura da Festa de São Francisco, no tradicional levantamento da bandeira. Esse movimento a pé têm origem das famílias de se reunirem para ir a Canindé pagar promessas. Com o passar do tempo, as comunidades foram se organizando e, por meio do rádio, passaram a anunciar para as mais distantes o local, a hora e o trajeto que deveriam seguir até o município de Canindé.
Em 1986, sentindo o crescimento das procissões, o vigário da época, frei Lucas Dolle, deu poderes aos coordenadores de Pastorais para motivar e organizar a romaria a pé. Dez anos depois, surgiram os conselhos dos Serviços Fraternos da sede e da zona rural, que passaram a organizar um plano de ação para as caminhadas. Neste ano, serão cinco roteiros de caminhos.
Com isso, milhares de peregrinos chegam ainda no começo da madrugada à Praça da Basílica para a abertura oficial dos Festejos da Romaria de São Francisco das Chagas, que se estendem até o próximo dia 4 de outubro. Nas rodovias de acesso à sede, grupos caminham no meio do escuro ou seguindo paredões de som tocando hinos ou cânticos em louvor ao patrono dos pobres e humildes.
Nas entradas da cidade, os canindeenses montam um exemplo de solidariedade: distribuição gratuita de lanches, como cachorro-quente e sopa, além de água e refrigerantes, e as boas-vindas aos romeiros.
“Louvados sejas, meu Senhor, por todas as tuas criaturas! ” Aproxima-se mais uma Festa de São Francisco, tempo de intensa celebração para a imensa Família Franciscana presente em todas as partes do mundo. Ocasião de olharmos com carinho para o nosso Pai e Fundador e rendermos graças a Deus por ter suscitado no coração da Igreja e do mundo presença tão especial e inspiradora.

Celebrar São Francisco é uma alegria que não pode ser contida e é neste espírito que queremos convidar você, a participar desta festa do amor de Deus manifesto em Francisco de Assis. Neste ano, o Dia de São Francisco (04 de outubro), será num sábado. Procure uma de nossas Paróquias ou Conventos próximos à sua casa. Venha celebrar conosco! ’’, orienta o pároco e reitor do santuário frei Marconi Lins.
Segundo ele, o tem da festa deste ano retrata a vida de São Francisco. ‘’. Foi em uma capela em ruinas e já inteiramente mudado de coração, e a ponto de mudar no corpo (2 Cel 1) que Francisco rezava diante de um velho e antigo crucifixo que mexendo os lábios lhe chamou pelo nome e pediu para que fosse restaurar a Igreja (2 Cel 3-4) Mesmo sem compreender a profundidade da mensagem, Francisco reconstruiu aquela Igrejinha e assim fez com outras mas só depois compreendeu a Igreja que era ele mesmo.
Em torno desta mensagem a Festa de São Francisco 2017 irá ser norteada lembrando ainda os 200 anos da criação da Paróquia e os 100 anos de sagração do Santuário de Canindé. Será a Festa da Igreja em Canindé.

200 anos da criação da Paróquia
A pedido do povo desde 1801 por conta da triste situação religiosa dos sertanejos e lamentando a pouca assistência do Vigário de São José de Ribamar, criação da Paróquia aconteceu no ano de 1817, por alvará régio de Dom João VI rei de Portugal na época, onde concedia a capela de S. Francisco então filial de Fortaleza, elevada à categoria de matriz colada. A ordem foi cumprida por Frei Antônio de São José, bispo de Pernambuco o qual a primeiro de agosto do mesmo ano confirmou a colação. O primeiro pároco da freguesia Pe. Francisco de Paula Barros assumiu no ano seguinte. 100 anos da sagração do Santuário
Ao ensejo do 1º Centenário da Paróquia de Canindé em 1917 aconteceu à sagração do Santuário de São Francisco das Chagas pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom Manuel da Silva Gomes. Na pedra do altar-mor são colocadas as relíquias de Santa Lúcida e dos Santos Leôncio, Pedro e Basílio. (Fonte: Santuário de Canindé)
Para o pároco e reitor do Santuário de Canindé Frei Marconi Lins, OFM, a temática da Festa vai ser uma grande oportunidade de aprofundar na temática da Igreja a partir de São Francisco, será uma grande formação eclesiológica.
Fotos e texto de Antônio Carlos Alves