Motoristas que pegam a BR-020 entre Fortaleza e o Piauí estão sofrendo com a falta de manutenção da rodovia, tomada por buracos. Via é uma das principais rotas para quem sai da capital cearense pelas regiões do Sertão Central e, Inhamuns um dos acessos ao Distrito Federal.

“A gente paga imposto para cuidar disso daqui, para ter uma estrada boa, mas a gente não tem”, reclama o comerciante Edilson Parente da comunidade de Cachoeira BR-020 na divisa de Canindé com Itatira.

 

Os motoristas que trafegam pelo local de caminhão dizem que o prejuízo é certo. “Quando não arrebenta uma roda, quebra o feixo de mola. Está difícil”, reclama o caminhoneiro José Geraldo.

 

“É entrando na contramão, correndo o risco de bater em alguém. Mas é assim mesmo, tem que dá um jeito de não estragar muito o veículo”, diz o caminhoneiro José de Oliveira da cidade de Parambu.

 

Todos os anos os buracos são tapados, mas é só começar a chover que reaparecem. “Esse trecho está fechando. Tem lugar que a gente não tem mais condição de passar. Já chegamos a pensar em fazer um trecho na terra, que é melhor que o asfalto, que está acabando com os nossos carros”, diz Marcelo Alves.

 

Para os profissionais a vida ao volante não é das mais fáceis, mas o motorista Luiz Antunes Padilha de 61 anos tem motivos extras para reclamar. Pelo menos uma vez na semana ele faz o trajeto entre a cidade de Tauá e Canindé para vender queijos pela BR-020.

 

Segundo ele, em vez de máquinas e operários na pista pedaços de carros, homens jogando terra nos buracos para ganhar alguns trocados, pedaços de madeira, sobras de canos, cones de sinalização complementam o cenário percorrido diariamente por cerca de 12 mil motoristas. A única que terminou foi a paciência de quem circula no trecho.

 

‘’É uma tapa na cara de quem paga impostos, licenciamento e outras contas’’, desabafa seu Luiz. Segundo levantamento da Federação dos Caminhoneiros, a BR-020 é a estrada federal mais perigosa que corta o país.

SENADOR EUNÍCIO OLIVEIRA ANUNCIA INVESTIMENTOS PARA BR-020.

Diante da situação da principal rodovia que corta o Município de Canindé, o Senador Eunício de Oliveira anunciou em um pacote de R$ 1 bilhão para o Estado do Ceará, investimentos para recuperação da BR-020, no trecho que compreende Canindé até Santa Cruz do Banabuiú, nas divisas das cidades de Pedra Branca, Tauá e Independência.

Os trabalhos irão gerar cerca de 250 empregos diretos e 80 indiretos. Para a Secretária do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Canindé Socorro Bastos, a obra vai melhorar o fluxo de veículos, diminuir prejuízos e fortalecer a economia da região.

‘’Graças a Deus estamos conseguindo melhorias para o nosso povo. Os pedidos que estamos fazendo ao Senador Eunício de Oliveira, são atendidos. A BR-020 é nossa principal via de acesso para vários pontos do Brasil’’, comemora a prefeita Rozário Ximenes.

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves