Espetáculo faz parte do Ciclo da Semana Santa do Estado e chega a sua 11ª edição

No próximo dia 30, Sexta-Feira Santa, o município de Senador Pompeu, localizado a 273km de Fortaleza, será o palco para a 11ª edição d’A Inigualável Paixão de Jesus Cristo. Em única apresentação, a partir das 16h30, o espetáculo narra em 19 cenas e 13 cenários espalhados pela cidade o calvário de Cristo, desde sua chegada a Jerusalém até a ressurreição. A história, uma das mais conhecidas no mundo ocidental, será encenada por mais de 200 pessoas, entre protagonistas e figurantes, tanto de Senador Pompeu e arredores quanto de Fortaleza. A expectativa é que um público de mais de três mil pessoas assista ao auto de fé.

“Encenar a história mais conhecida pelo ocidente não é fácil, pois ela é permeada de significados e mensagens que tornam o espetáculo teatral um bem cultural para além das artes cênicas. O público é ponto marcante desta atividade, são pessoas que vêm de todo o município e de cidades vizinhas, assistem atentos e maravilhados a cada cena, muitas vezes a emoção é tamanha que se misturam aos figurantes no decorrer das cenas, tornando a apresentação uma mistura de arte e fé”, avalia Terezinha Matos Sá, presidente da Fundação Santa Terezinha, realizadora do espetáculo desde a sua primeira montagem.

“Entendemos que nosso papel, enquanto Governo, é de fomentar a cultura e a arte em Senador Pompeu, contribuindo para a manutenção, valorização e preservação das tradições populares cearenses. Este projeto tem o compromisso de fortalecer a cultura e arte local, valorizando artistas nativos, suas produções e talentos, mas especialmente encaminhando a forte mensagem cristã, além de ser mais uma atividade do calendário cultural do estado e que tem o reconhecimento de nossos conterrâneos”, complementa o prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro.

A apresentação tem início na Igreja Matriz, percorre as ruas dos bairros Centro e Caracará e se encerra nos arredores da antiga Estação Ferroviária. As cenas contemplam episódios marcantes da vida de Cristo, como: a tentação de Jesus, o Sermão da Montanha, a Santa Ceia, a conspiração e traição de Judas, Jesus diante de Caifás, o bacanal de Herodes, a negação de Pedro e o martírio, crucificação e a ressurreição de Jesus Cristo. Aliada à encenação teatral, há números de música e dança executados pelos alunos da Fundação Santa Terezinha, dando maior dinamismo ao evento.

Glauber Matos, Diretor de Cultura do município, acrescenta que o espetáculo é responsável por realizar ações que possibilitem a integração das classes sociais, de uma variedade de linguagens artísticas, de comunicação entre as distintas religiões, tratando com respeito suas diferenças e mostrando que o evento tem uma postura de cunho cultural, social e religioso.

Além do espetáculo teatral, a Fundação também irá promover nas escolas E.E.F. Moreira Campos, em Senador Pompeu, e E.E.I.E.F. José Antônio de Sousa, no distrito Engenheiro José Lopes, uma exposição composta por 100 fotografias de Vanda Alves e Marcelo Holanda que mostram um pouco da história do espetáculo desde a sua montagem e as reações do público que o assiste. Para ampliar ainda mais a bagagem cultural, haverá ainda um momento de formação para os atores, dançarinos, músicos, produtores e equipe técnica, além de uma oficina de expressão corporal para que a comunidade possa também compor o elenco.

A Inigualável Paixão de Jesus Cristo é um projeto contemplado pelo XIV Edital Ceará da Paixão, na categoria Espetáculo Cênico I, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. É uma realização da Fundação Santa Terezinha, com o apoio da iniciativa privada e dos poderes públicos estadual e municipal, com produção do Ponto de Cultura Estação das Artes e apoio institucional da Associação Comunitária do Bairro Caracará (ACBC) e da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Senador Pompeu.

 

Serviço:

A Inigualável Paixão de Jesus Cristo

Data: 30 de março de 2018

Horário: 16h30

Duração: 120 minutos

Local de saída: Igreja Matriz de Senador Pompeu

Elenco: Atores Locais – Kleber Pinheiro (Jesus Cristo), Glauber Matos (Jesus Cristo Ressuscitado), Aparecida Victor (Maria), Mayk Faustino (Herodes), Maria Augusta (Salomé), Aline Messias (Cláudia), Samila Alves (Verônica), Aurilene Pinheiro (Madalena), Pedro Paulo ( Barrabás), Márcio Vitoriano (Sacerdote), Lucas Evangelista (Príncipe), Fernando Júnior (Escriba), Francisco Pinto (Endemoninhado); Artistas Convidados – Cláudio Magalhães (Diretor do espetáculo), Alcântara Costa (Pilatos), Carlos César (Caifás), Cláudio Correia (Príncipe e Cego curado), Gabriel Moraes (Judas), Luís Rebouças (Príncipe), Lunardo Martins (Diabo e Ladrão mau).

 

Informações para imprensa:

Isabelle Vieira – vieira.aisabelle@gmail.com | 85 98871.4139

Kiko Bloc-Boris – kikobb@gmail.com

Helena Félix – pontualcomunicacao@gmail.com