NOVENAS NA PRAÇA DOS ROMEIROS EMOCIONAM PARTICIPANTES.

Depois de um dia movimentado com missas, confissões, comunhões, orações, pedidos, cumprimento de promessas, no final de cada dia, romeiros, fiéis, devotos conduzem em ato de contrição, o Painel de São Francisco que completa 128 de história de fé e devoção para a Praça dos Romeiros, local onde ocorrem as Novenas.

A cada noite o subtema da celebração contextualiza a liturgia e a participação das pastorais, movimentos, instituições, e a homilia do pregador, onde todos entram nessa sintonia.

Na segunda noite, o Subtema: abordou: “Com São Francisco, construir a paz na família”

Texto bíblico: Eclesiástico (3,3-7.14-17)

Pregador: Dom José Haring, OFM – Bispo emérito da Diocese de Limoeiro do Norte, CE e membro da Fraternidade dos Frades Menores de Canindé.

Responsáveis: Casa do Povo, Pastoral Social, Pastoral da Saúde e Pastoral da Criança.

Grupo de cânticos: Santa Terezinha

Estados homenageados: Bahia e Sergipe.

Embora tenha sido apenas a segunda noite da novena a praça já contava com a presença de muitos devotos, e destacando a participação de várias famílias da sede, zona rural e outros centros do Norte e Nordeste

Os pregadores da noite, sempre em um tom sereno levam uma bonita mensagem de paz; aquela que todos a desejam e que a conquistamos através da simplicidade e do amor ao próximo.

A voz inconfundível de Frei Jonaldo Adelino: ‘’Prepare seu coração, lá vem São Francisco, se mistura à fé, ao choro, a emoção de cada cristão que senta nos bancos para ouvir a palavra de Deus.

“Viva São Francisco!” Nosso querido frade menor, hoje pároco do Santuário, Frei Jonaldo Adelino, mais um ano anima a novena, com entusiasmo e ardor franciscano, para todos os devotos presentes na Praça dos Romeiros e aqueles que acompanham pelas emissoras de rádio, através do pool de emissoras do projeto ‘’REDE PAZ E BEM’’ e na internet (santuariodecaninde.com) com a Web TV Paz & Bem.

A Praça dos Romeiros começou a ser construída em junho de 1987 e foi inaugurada em outubro de 1989 como sendo o maior anfiteatro a céu aberto do Nordeste e um dos maiores monumentos sacros do mundo. Antigamente era chamada de Cidade de Assis fazendo-se alusão à terra natal de São Francisco. Imponente e acolhedora com seus jardins, corredores e alamedas é na Praça dos Romeiros onde acontecem novenas dedicadas a São Francisco.

Além das celebrações em homenagem a São Francisco, o local também é palco de eventos culturais, sociais e religiosos, como apresentação da coroação de Nossa Senhora – em maio – e a Celebração Solene do Natal do Senhor – em dezembro. A mesma já foi palco de apresentações teatrais sobre a vida de São Francisco de Assis e shows culturais em homenagem aos devotos do santo.

A Praça dos Romeiros conta com uma grande Infra Estrutura unindo ainda o Zoológico e o Museu. A área de celebrações da praça foi projetada para acolher cerca de 110 mil pessoas. O espaço abriga ainda boxes de apoio, banheiros, altar de 20 m², cripta, vestiários, capela do S.S. Sacramento e uma torre em formato de cruz de 30 metros que foi utilizada na visita do Papa João Paulo II ao estado do Ceará. Recentemente recebeu melhorias em sua estrutura com uma obra realizada entre dezembro de 2012 e setembro de 2013. Os trabalhos aconteceram com recuperação do piso, restauração dos bancos de alvenaria, estrutura elétrica com nova fiação, postes de concreto, luminárias, pinturas, troca do alambrado superior e melhorias ainda nos banheiros masculinos e femininos, além da parte ambiental com podagem de árvores e capinagens nas áreas abertas.

Hoje na 3ª Novena o subtema é ‘’Com Francisco, construir a paz na vizinhança. A pregadora será Maria Hélia Silva Freitas, leiga da Paróquia de São José.

O texto Bíblico: João (14,27-28). Os responsáveis pela noite são: Catequese, Batismo, Crisma, Paróquia de São José e áreas pastorais de Santo Antônio.

Anima os grupos de cânticos o grupo São Braz e os Estados homenageados são Pernambuco e Alagoas.

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves