FESTA DE SÃO FRANCISCO: ROMARIAS ORGANIZADAS JÁ ESTÃO A CAMINHO DE CANINDÉ.

A cada noite o número de devotos, fiéis e paroquianos aumenta nas celebrações das novenas em louvor a São Francisco na Praça dos Romeiros. Ontem no terceiro dia dos festejos alusivos ao santo, uma multidão participou atentamente dos atos religiosos, coordenados pelo Pároco do Santuário Frei Jonaldo Adelino.

O Subtema: “Com São Francisco, construir a paz na vizinhança”

Texto bíblico: João (14,27-28)

Pregadora: Maria Hélia Silva Freitas, Leiga da Paróquia de São José, Canindé.

Responsáveis: Catequese, Batismo, Crisma, Paróquia de São José e áreas pastorais Santo Antônio e São Pedro.

Grupo de cânticos: São Braz

Estados homenageados: Pernambuco e Alagoas

HORÁRIOS DAS MISSAS: 

Basílica / Quadra da Gruta: 5h, 7h, 9h, 11h e 16h

Mosteiro das Irmãs Clarissas: 6h

Igreja de Cristo Rei (Monte): 6h (após a via-sacra)

Igreja das Dores: 8h, 10h – dos dias 30/setembro a 03/outubro, e às 15h dos dias 1º a 03/outubro

Esses números deverão aumentar a partir de hoje, quando a igreja católica celebra o quarto dia dos festejos; é quando começam a chegar as romarias organizados que já estão a caminho da cidade da fé.

De acordo com o coordenador do Serviço de Acolhimento ao Romeiro, Rodesio Silva, as romarias a pé começam a chegar no dia de hoje 28 de setembro.

‘’De longe, distante, tangidos por fé, de todos os lugares chegam a Canindé’’. Com esse slogan e a resistência física sendo alimentada pela fé em São Francisco, cerca de 17 romarias já estão a caminho do maior santuário franciscano das Américas.

Hoje pisam em solo canindeense, a Moto Romaria de Teresina e a Romaria de São Vicente de Paulo.

No dia 29 de setembro, três caminhadas e uma moto romaria chegarão a cidade santa. Romaria Pio 12, 32ª Romaria Nogueira Aciole, caminhando com São Francisco e uma das mais tradicionais da história, a Dom Joaquim que completa 61 anos de história de fé e devoção.

No dia 30 dando sequência ao calendário de peregrinações, será a vez da Romaria Luciano Cavalcante, Caminhada com amor e fé, Romaria São Francisco e as motos romarias de Guaramiranga na sua 14ª edição e São Gonçalo do Amarante.

No dia01 de outubro, chegam ao santuário as romarias Paz e Fé, Caminhada com Fé, e Romaria Demócrito Rocha.

Já no dia 02 de outubro, entram na cidade a romaria Amigos de São Francisco, 7ª Romaria Nossa Senhora de Lurdes e a tradicional romaria de Codó no Maranhão.

Fechando o calendário no dia 03 de outubro, a 32ª Caminhada da Paz e Romaria Maria Salgado.

Um traço que se destaca na cultura tradicional em Canindé, são as romarias: a pé, de bicicleta, a cavalo, de charrete, de motos, de carro, em ônibus fretados ou de carreira. Acontecem durante todo o ano apresentando, ciclicamente, grandes picos que chegam a demandar ações especiais dos Departamentos de Trânsito.

Quando a pé os romeiros se auto intitulam caminheiros, e seguem sós, em duplas, ou em grupos. Dentre os que seguem sós alguns podem arrastar cruzes por uma distância algumas vezes superior a 100 quilômetros. Há caminheiros que se organizam em grupos que peregrinam regularmente, alguns destes beirando os 50 anos, ou mais, de caminhadas.

São também numerosas as romarias com organizações internas, que chegam a ser complexas em alguns casos, verdadeiras instituições que congregam grande número de afiliados e que peregrinam regularmente, destacando-se dentre estas, as romarias a cavalo, que apresentam maior nível de organização e complexidade, algumas delas bem longevas e chegando a congregar acima de 1.500 cavaleiros, como é o caso da missa do vaqueiro de Canindé. Estas Romarias são, via de regra, uma convergência de expressões culturais com variedade de elementos convergentes (alimentos, indumentárias, sincretismo religioso).

As romarias ou peregrinações parecem ser um fato cultural antigo e comum a povos de motivações religiosas divergentes. Caracterizam-se por viagens, individuais ou em grupos, a lugares sagrados, especialmente quando em visita a uma relíquia. Têm o fim de cumprir um voto (agradecer) ou obter uma graça.

Romeiros na Cidade são muitos e conhecidos os centros de peregrinação que, em todo o Brasil, atraem grande número de romeiros que chegam a pé, de bicicleta, a cavalo, em paus de araras, de charrete, de motos, de carro, em ônibus fretados ou de carreira: Bom Jesus de Pirapora, Iguape, Aparecida (São Paulo), Bom Jesus da Lapa (Bahia), São Francisco de Canindé (Ceará) e Juazeiro do Norte (Ceará).

São, via de regra, uma convergência de expressões culturais. A elas se aplica, frequentemente, o que apontou Cascudo referindo-se àquelas ocorrentes no Nordeste: pela variedade de elementos convergentes, danças, cantos, alimentos, indumentárias, sincretismo religioso, sobrevivência de costumes que encontram nestes momentos clima favorável à exteriorização normal”.

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves