PROCISSÃO COM SÃO FRANCISQUINHO.

MISSA SOLENE E PROCISSÃO ENCERRAM FESTIVIDADES NO SANTUÁRIO.

Durante o ano, a cidade recebe, em média, um milhão de romeiros. Estima-se que, na festa, são mais de 300 mil.

Termina hoje em Canindé com uma missa solene celebrada as 9hs na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes pelo Arcebispo de Fortaleza Dom José Antônio Aparecido Tosi a maior romaria da América Latina em homenagem a São Francisco de Assis.

Ao longo de 10 dias, a cidade de Canindé, no Sertão Central, se tornou um recanto de fé e oração, e recebeu peregrinos de toda a parte do País. Com o tema: ‘’Senhor fazei-me instrumento de vossa paz’’”, o tradicional festejo segue até o dia 5 de outubro, encerrando com o arreamento da bandeira.

Neste ano, a cidade tem mais motivos para comemorar. São 260 anos de fé e devoção a São Francisco das Chagas, o santo do Sertão Nordestino.

‘’É uma data importante para nós, não só para os canindeenses, mas para todas as regiões do País. Nós, quando homenageamos os estados nordestinos nas novenas, queremos dizer que eles fazem parte desse caminho. Canindé se torna um ponto de encontro para todos esses romeiros que vêm de todos os lugares, vão criando um caminho”, ressalta Frei Marconi Lins, que é Reitor.

Durante o ano inteiro, a cidade recebe, em média, um milhão de romeiros, e estima-se que, durante os festejos, circulem mais de 400 mil pessoas. O trânsito foi organizado especialmente para a romaria que a cidade recebe durante esse período em que a muda completamente sua rotina. ‘’Todas as secretarias estiveram empenhadas para fazer a melhor festa de todos os tempos’’. salienta a prefeita de Canindé, Rozário Ximenes.

‘’O que nos interessa não são os números, mas sim trabalhar para garantir a fortaleza dessa espiritualidade que Francisco tinha. Queremos fortificar essa fonte, a fonte franciscana. Os romeiros não vêm atrás de alguém que já morreu, mas de alguém que está entre nós, que está entre esse povo que vem sendo renegado’’, explica Frei Marconi Lins.

A ideia do tema, ‘’Senhor fazei-me um instrumento de vossa paz’’, é representar a Igreja que está sendo restaurada pelo Papa Francisco, “o outro Francisco”. A temática deste ano busca compreender a noção de ser comunidade cristã, viver a paz sendo um tema eclesial, voltado para as pessoas que se sintam chamadas a trabalhar por uma sociedade mais justa, onde reine a paz.

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves