A Prefeitura de Canindé, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos criou um Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura Familiar, numa parceria com a Secretaria Estadual de Aquicultura e Pesca – SEAP.

70 mil alevinos foram colocados nos açudes da sede (São Matheus, e Riacho São Francisco) e no interior Caiçara, Boa Vista dos Martins, São Luís, Barra Nova dos Inácios, Iguaçu e Barra Canção.

O técnico Ambiental da Secretaria da Agricultura e Recursos Hídricos José Airton Maciel, foi o responsável pela ação hídrica que irá dentro de seis meses garantir o sustento e a economia de várias famílias da região.

O objetivo do projeto é incentivar a atividade da piscicultura, na região especialmente com as famílias de baixa renda visando aumentar a produção e agregar renda aos moradores rurais mediante o peixamento em açude públicos, particulares de pequeno e médio porte.

De acordo com o Secretário Municipal da SARH, Roberto Lopes, a implantação de empreendimentos deste tipo é uma boa oportunidade para agricultores familiares.

Ele explica que a piscicultura é hoje uma das atividades que mais tem crescido no mercado, devido ao baixo custo e se tratar de um alimento saudável altamente nutritivo.

Segundo ele para a criação dos peixes que, num período de seis meses já estarão prontos para serem comercializados. “Se nós fizermos a comparação com a pecuária, um boi precisa do dobro deste espaço e o período de engorda do animal gira em torno de quatro anos”, destacou.

A Prefeita da cidade Rozário Ximenes lembra que o mercado da pesca está em franco desenvolvimento, já que o Brasil consome mais pescados do que produz e o consumo anual por pessoa ainda está abaixo do que é recomendado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). No Brasil, o consumo anual é de 9kg por habitante, enquanto o recomendado pela FAO é de 12kg. “Além disso, a produção poderá ainda, ser comercializada para a merenda escolar e entidades assistenciais credenciadas no município e região”, finalizou a Chefe do Executivo.

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves