Divulgação

Divulgação

A banda cearense Hostile Inc. está participando de uma votação popular para tocar no Sweden Rock Festival, o maior festival de Rock da Escandinávia e um dos maiores de Heavy Metal do Planeta. Na votação, que envolve nomes do mundo inteiro, as três bandas mais votadas se apresentarão no Festival. O Hostile Inc. é a única banda do Nordeste brasileiro participando da concorrência.

O Festival é realizado desde 1992 e já recebeu grandes nomes do Rock mundial, como Guns N ‘Roses, Scorpions, Deep Purple, Motörhead, Edguy, Europe, Black Sabbath, Sepultura, Aerosmith, Avantasia e Judas Priest, que já é atração confirmada na próxima edição. Isso tornou o evento um dos mais aclamados do mundo do Metal. Em 2015, o Sweden Rock Festival acontece entre os dias 3 e 6 de junho.

Na primeira fase, 148 bandas disputam uma vaga entre as 25 que irão para a segunda fase. A partir disso, Uma nova votação é aberta e as três mais votadas terão a chance de se apresentar no Sweden Rock Festival. Além disso, uma quarta banda será selecionada pela produção do evento e também participará do festival.

Criada em 1996, o Hostile Inc. toca essencialmente Death Metal Melódico, mas também tem passagens de Metal Progressivo e Extremo. Apesar de tocar um estilo bastante tradicional, a banda não deixar de fazer boas experiências musicais, como a presença de triângulo em duas canções do álbum “Qiyamat”.

Formada por Mac Hostile (Voz), Yuri Leite (guitarra) Júnior Maia (Guitarra) e Rodrigo End (Bateria). Além de Adriano Abreu (Baixo), que concedeu uma entrevista ao Ceará & Rock, onde falou sobre a trajetória da banda, sobre o cenário local, dos projetos do grupo para 2015 e da possibilidade de se apresentar no festival.

Ceará & Rock: Como a banda enxerga essa possibilidade de se apresentar no Sweden Rock Festival?

Adriano Abreu: O fato de estarmos participando desta votação já nos deixa extremamente contentes, pois o nível (das bandas) é muito alto, o que pode tornar tudo mais difícil, mas, ao mesmo tempo, valoriza os participantes. Eu já estive em dois festivais internacionais como expectador e realmente é tudo muito grandioso. A possibilidade de dividir o palco com as maiores bandas do planeta é algo indescritível. E participar efetivamente de um evento desse porte, como músico, é algo que o Hostile Inc. espera viver pra contar pra vocês na volta. rs

C&R: Apesar de tocar Death Metal, que possui um som bem pesado, o Hostile Inc. não conseguiu fugir das raízes nordestinas e incluiu um triângulo nas canções “In Vitro” e “Sheep and Wolves”, do álbum “Qiyamat”. Como isso aconteceu?

AA: Na verdade a incorporação pontual deste elemento não foi um retorno às origens, mas algo essencialmente musical. Devo confessar que deu sim um ar um tanto regional ao momento. Tudo surgiu como uma brincadeira do nosso ex-guitarrista, o Franzé. Ele gravou sem avisar e, quando nos mostrou, após a surpresa, ninguém titubeou e foi aprovado logo de cara. Ficou realmente muito interessante. Encaramos o triângulo como ele, se pudesse, gostaria de ser encarado: um instrumento musical percussivo que não necessariamente deve limitar-se a um único estilo.

C&R: Sobre o cenário local, vocês têm notado evolução nos músicos, nos produtores e, principalmente, no publico local? Ainda é muito difícil fazer Rock por aqui?

AA: Evolução nas bandas sim! Realmente temos muitos músicos excelentes, mais técnicos, mesmo em estilos mais simples. My Fair Lady, A Trigger to Forget, Clamus, Jack the Joker, Tiglath, Obskure, In no Sense, S.O.H., entre outras, são exemplos de bandas locais de altíssimo nível, todas dignas dos palcos de qualquer festival internacional. Sem contar que cada vez mais surgem bandas de moleques que nos espantam com tamanha competência. rs… Ao mesmo tempo, ainda é bem difícil fazer Rock por aqui. Infelizmente o público não costuma sair de casa e pagar por um show apenas de bandas locais, mesmo tendo bastante qualidade. Bandas nativas só tocam aqui pra muita gente se for abrindo show de banda famosa. E muitas vezes esses shows grandes não têm bandas de abertura. A exceção são as edições do Rock Cordel, que geralmente lotam, mas ainda assim é um evento gratuito.

C&R: Quais os projetos da banda? Trabalham em um novo álbum? O que esperar do Hostile Inc. pra 2015?

AA: Atualmente estamos concentrados exclusivamente na finalização do repertório do novo disco, que deve sair ainda no primeiro semestre de 2015. Após a gravação retornaremos aos palcos para trabalhar sua respectiva divulgação. Não será uma continuação do Qiyamat, mas acho que vamos impressionar quem gostou do primeiro (disco), e a essência da banda continua sendo um som pesado cheio de antagonismos, com a brutalidade da música pesada acompanhada de climas mais suaves e sombrios.

C&R: Gostaria de agradecer pela entrevista e pedir pra que mandasse um recado para os leitores.

AA: Agradecemos imensamente o espaço concedido pelo Blog Ceará & Rock, ao mesmo tempo em que, retomando o clima de eleição que nos deixou há pouco mais de um mês, esperamos contar com o voto obrigatório (sim, pois é digno de MUITO OBRIGADO) dos eleitores leitores deste caderno. Aproveito para agradecer o público e os amigos que têm nos ajudado bastante nessa empreitada e pedir que continuem votando diariamente no HOSTILE INC. Muito obrigado! Stay Hostile you all!

Para votar é fácil, rápido e não precisa fazer nenhum tipo de cadastro. Basta visitar o site do evento, selecionar a banda e registrar o voto. É possível votar uma vez por dia.

Confira os videoclipes da banda Hostile Inc.

Hostile Inc – Levitico

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=IctkPwrReq4[/youtube]

Hostile Inc – Mechanical Man

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Ynnua_nvehg[/youtube]

About the Author

Ronnald Casemiro

fb.com/ronnaldccasemiro | Instagram: @ronnaldcasemiro | twitter.com/RonnaldCasemiro | ronnaldccasemiro@gmail.com

View All Articles