Bando carioca Maldita, um dos destaques do ForCaos 2015 / Foto: Divulgação

Bando carioca Maldita, um dos destaques do ForCaos 2015 / Foto: Divulgação

Após deixar o público roqueiro de Fortaleza órfão por um ano, o ForCaos está de volta. A 16ª edição do festival, que acontece dentro de outro tradicional evento de música independente da capital cearense, o Rock Cordel, contará com 18 atrações e será gratuito. O ForCaos 2015 acontece nesta sexta, 31 e sábado ,1º, no Centro Cultural Banco do Nordeste e domingo, 2, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Entre as 18 atrações, a carioca Maldita pode ser destacada com a principal atração do evento. Formada em 2001, a banda tem conseguido bastante destaque até na Europa e já fez algumas turnês pelo Velho Continente. Além da Maldita, o ForCaos conta ainda com a presença de três bandas de fora do Estado: Pastel de Miolos, da Bahia, Bones in Traction, do Rio Grande do Norte, e Deathraiser, de Minas Gerais.

Nome importante na cena local, a banda Obskure atração do festival / Foto: Divulgação

Nome importante na cena local, a banda Obskure atração do festival / Foto: Divulgação

Apesar dos destaques de outros estados, quem domina o festival é o rock cearense, que será bem representado pelas bandas VS Caos, Glauco King & The West Wolves, Lavage, Thrunda, Mercado Negro, Nafandus, Trem do Futuro, Andes, In No Sense, Coldness, Encéfalo, Criokar, Betrayal e Obskure. A programação ainda conta com palestras, apresentações de documentários e debates.

Crise?
Tendo atraído nomes como Korzus, Almah, Age of Arthemis e Khallice, o ForCaos já não parece mostrar a mesma força de anos anteriores, quando o festival se destacava como um dos maiores do Brasil em se tratando de bandas undergrounds. Para Amaudson Ximenes, da Associação Cearense do Rock (ACR), que organiza o evento, a cena local não passa por uma crise, o que falta é apoio por parte dos governos.

Questionado sobre o motivo de o festival acontecer dentro do Rock Cordel, Amaudson lembrou que a dívida da prefeitura, que teria motivado o cancelamento da edição de 2014, não foi paga, por isso houve a necessidade de aproveitar parcerias confiáveis. “Temos uma das cenas mais ativas de todo País, trabalho com o Rock Cordel e com o festival do Cuca e, nesses dois eventos, movimentamos cerca de 400 bandas. Isso em qualquer lugar seria grandioso, mas aqui isso se torna invisível”, declarou.

O Ceará & Rock entrou em contato com a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), que informou que não possui nenhuma pendência com o ForCaos. O C&R coloca-se a disposição de todas as partes, para maiores esclarecimentos.

Confira programação do ForCaos 2015:
Dia 31 de Julho (Sexta-Feira) – Centro Cultural Banco do Nordeste
16:00 – VS Caos
16:55 – Glauco King & The West Wolves
17:50 – Lavage
18:45 – Thrunda
19:40 – Mercado Negro
20:35 – Pastel de Miolos (BA)

Dia 01 de Agosto (Sábado) – Centro Cultural Banco do Nordeste
16:00 – Nafandus
16:55 – Trem do Futuro
17:50 – Andes
18:45 – Maldita (RJ)
19:40 – In No Sense
20:35 – Coldness

Dia 02 de Agosto (Domingo) – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
18:00 – Bones In Traction (RN)
18:50 – Encéfalo
20:40 – Criokar
21:30 – Betrayal
22:20 – Obskure
23:10 – Deathraiser (MG)

About the Author

Ronnald Casemiro

fb.com/ronnaldccasemiro | Instagram: @ronnaldcasemiro | twitter.com/RonnaldCasemiro | ronnaldccasemiro@gmail.com

View All Articles