Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O NX Zero é uma das atrações do Coca-Cola Festival, evento que acontece neste sábado, 28, no Shopping Iguatemi e contará ainda com as bandas Onze:20 e Fly. Na expectativa pela apresentação, o vocalista do grupo paulista, Di Ferrero, falou com exclusividade ao Ceará & Rock.

Na entrevista, Di comentou sobre as mudanças no estilo da banda, a partir do último disco, o ‘Norte’, lançado este ano. O cantor também falou sobre as influências, o atual momento do rock nacional e destacou alguns nomes da música cearense, como Cidadão Instigado, Fagner e até Mastruz com Leite. Confira:

Ceará & Rock: Gostaria de começar falando sobre as mudanças no NX Zero dos primeiros discos até o ‘Norte’. Já o ouvi falar em crise existencial. Poderia falar um pouco mais sobre isso?
Di Ferrero: Muita coisa mudou dos primeiros discos para o Norte. Não digo uma crise existencial, mas a gente estava cansado do método de trabalho que vínhamos trilhando nos últimos anos, da rotina que tínhamos, da obrigação de lançar um CD por ano. E aos poucos, se você não arruma as coisas, vai se desmotivando e desmotivando os outros ao seu redor. Sentimos uma baita segurança, talvez pela idade, e isso nos incentivou a buscar fazer o que sonhamos, sem medo, fazendo nossas próprias escolhas.

NX Zero é uma das atrações do Coca-Cola Festival / Foto: Divulgação

NX Zero é uma das atrações do Coca-Cola Festival / Foto: Divulgação

C&R: Em ‘Norte’, o que você enxerga de diferente, se comparado aos outros álbuns e como você analisa a importância dele na sua carreira e da banda?
DF: A principal diferença desse disco é a forma de composição. Diferente dos outros discos, o Norte foi gravado Ao vivo, algo incomum nos dias de hoje. Era uma vontade da banda, que foi realizada! Queríamos que quem ouvisse tivesse a sensação de estar na sala de gravação.
O processo de composição foi mais livre no sentido geral, sem uma fórmula exata, as vezes começávamos um som a partir da letra, outros do groove, sem muita regra, da forma mais natural possível. A música Meu Bem foi o norte pra fazermos o resto do disco.

C&R: Desde o começo, o NX Zero usa muito bem a internet; a banda, inclusive, possuía uma página no Fotolog, onde havia grande interação com os fãs da banda. Qual a importância daquela página e da internet, em geral, no crescimento da banda?
DF: Muita importância. A internet, as redes sociais em geral, nos aproximam do público, dos fãs. Podemos ter a real noção de como nosso trabalho chega até eles, qual a visão de cada um sobre um novo disco, um clipe ou um show.

C&R: Você, frequentemente, faz aparições em programas da Globo, como no The Voice e comentando o Rock in Rio. Existe a possibilidade de você se tornar parte de algum programa, como o Superstars, por exemplo?
DF: Tudo o que envolve a música me interessa.

Di Ferrero, nos bastidores do programa Superstars, da TV Globo / Foto: Divulgação

Di Ferrero, nos bastidores do programa Superstars, da TV Globo / Foto: Divulgação

C&R: Falando em Superstars. Como você observa esse tipo de programa para a cena roqueira brasileira? 
DF: Acho ótimo. Novas bandas podem aparecer, bandas que estão na estrada há muito tempo têm a oportunidade de mostrar o trabalho pra grande massa. Esse tipo de programa só tem a acrescentar a cena roqueira do Brasil.

C&R: Como você enxerga o atual momento do gênero do País? Acha que há uma crise no Rock nacional?
DF: Vejo vários cenários onde o rock está presenta, na verdade. Acho que ele ficou tão grande que influenciou a todos por osmose sonora, lifestyle e atitude. É uma tendência que nunca quis ser tendência. No Brasil, ele está vivo e passando de certa forma pelo pop, brega, reggae e eletrônico, entre outros. Rock é liberdade e contestação em qualquer sentido.

C&R: Da atual geração do rock nacional, quais bandas você destaca?
DF: Vivendo do Ócio, El Jango, Os Figueroas, Far From Alaska e Maglore.

C&R: Além do rock, você claramente escuta outros estilos. Quais bandas e cantores você tem ouvido atualmente? Dentro e fora do rock.
DF: Tenho ouvido muito Antemasque, Drake, Gregory, Isaacs, Frank Ocean, Mumfor and Sons, Paolo Nutini e The Weekend.

Di Ferrero, ao lado da noiva, Isabeli Fontana

Di Ferrero, ao lado da noiva, Isabeli Fontana

C&R: Para o disco ‘Norte’, quais foram as influências do NX Zero?
DF: A influência maior foi nós mesmo. Esse disco transparece nossos sentimentos mais sinceros e traduz nosso momento. 

C&R: Já falando sobre bandas cearenses. Conhece alguma banda de nosso Estado? Quais gosta?
DF: Conheço, claro. Gosto muito de Cidadão Instigado, conheço o Fagner e Mastruz Com Leite também

C&R: O NX Zero já se consolidou como uma das principais bandas no cenário nacional; você também já pode ser considerado um artista bem-sucedido. Mas o Di Ferrero ainda possui sonhos? Quais?
DF: Claro. Sempre temos sonhos, parcerias que queremos realizar. Tenho muitos sonhos ainda a realizar.

C&R: O que vocês esperam de mais essa apresentação e o que os fãs podem esperar desse show? Aproveite e envie os recados para os fãs cearenses do NX Zero? 
DF: Estamos muito empolgados com o novo disco, mas sabemos que algumas das antigas não podem faltar nos shows. Além disso, como é festival, não podemos passar do horário também. Tenho certeza que a galera vai curtir.

Serviço – Coca-Cola Festival Fortaleza
Data: 28 de novembro
Local: Shopping Iguatemi
Horário: A partir das 15h
Ingressos: R$ 25,00 (meia) e R$ 50,00 (inteira)
Pontos de vendas:
Site www.BilheteriaVirtual.com.br
Lojas Chilli Beans: shoppings Del Paseo, Aldeota, Rio Mar, Via Sul, Parangaba, North Shopping, North Shopping Jóquei, Iguatemi, Benfica, quiosque no Iguatemi, quiosque no North Shopping Jóquei e Loja do Aeroporto
Informações: www.festivaldomeujeito.com.br / 85 3033-1010

Confira vídeos do NX Zero: 

Meu Bem

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=D-Xo8SWBSKg[/youtube]

Vamos Seguir

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=YHlyBITH_DA[/youtube]

Cedo Ou Tarde

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=XdglM81b4g8[/youtube]

Cartas Pra Você

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=KBWJuJtcBlE[/youtube]

Só Rezo

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Tr7PAbRNV18[/youtube]

Espero A Minha Vez

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=qeyFkfSq1u4[/youtube]

About the Author

Ronnald Casemiro

fb.com/ronnaldccasemiro | Instagram: @ronnaldcasemiro | twitter.com/RonnaldCasemiro | ronnaldccasemiro@gmail.com

View All Articles