Capa do disco 'Praieiro' / Ilustração por Amandine Levy

Capa do disco ‘Praieiro’ / Ilustração por Amandine Levy

A banda cearense Selvagens à Procura de Lei acaba de lançar o seu terceiro disco de estúdio. Intitulado ‘Praieiro’, o álbum foi disponibilizado ao público nesta terça-feira, 1, mas o Ceará & Rock já ouviu ao CD com exclusividade entre os veículos cearenses e, nessa publicação, apresentaremos nossa opinião sobre cada uma das onze faixas.

Considerada uma das boas promessas do rock nacional, a banda promete, com o ‘Praieiro’, se tornar uma realidade no cenário atual. O disco marca uma nova fase na história do grupo, que mora há alguns anos em São Paulo, e apresenta os Selvagens bem mais maduros e sem medo de experimentar e trafegar por novos estilos.

Recordo-me que, em papo com os Selvagens, eles comentaram que passaram um certo período de ensaios para gravação do ‘Praieiro’ sem microfones no estúdio. Esse “problema” acabou se refletindo em um álbum de ótima qualidade instrumental, bateria de Nicholas muito bem trabalhada, bons arranjos no baixo do Caio e Gabriel fazendo belos duetos de guitarra com o Rafael, que segue apresentando solos marcantes.

2 de Fevereiro
‘2 de Fevereiro’ abre o disco com um estilo ainda próximo daquele que conquistou milhares de fãs para o Selvagens à Procura de Lei, com um ritmo dançante, nem muito lento, nem muito rápido; a letra é leve, fala de romance de uma forma bem simples , mas bonita.

Ouça ‘2 de Fevereiro’:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=WHrzac6S4zg&list=UUADzdbos_nLIztQ9fyoHB1g&index=2[/youtube]

Sangue Bom
Outro estilo que consagrou a banda junto ao público é o de ‘Sangue Bom’; com um enredo meio protesto, meio “alerta”, a canção, que remete um pouco a grandes sucessos do grupo, como ‘Mucambo Cafundó’ e ‘Brasileiro’, fala dessa característica de bom amigo do brasileiro, que, muitas vezes, é explorado por pessoas mal intencionadas. ‘Sangue Bom’ também merece destaque por já refletir um pouco desse período em que os garotos vivem em São Paulo.

Ouça ‘Sangue Bom’:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Ti5dtKBOco4&list=UUADzdbos_nLIztQ9fyoHB1g&index=3[/youtube]

Tarde Livre
A terceira faixa é a já conhecida ‘Tarde Livre’. Primeiro single do disco, a música já é um sucesso entre os fãs da banda, que lotaram o cineteatro São Luis para acompanhar o lançamento do belo videoclipe, gravado na Sabiaguaba.

Ouça e confira o videoclipe de ‘Tarde Livre’:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=aobD4CPqa_4&list=UUADzdbos_nLIztQ9fyoHB1g&index=13[/youtube]

Felina
‘Felina’, a quarta música do álbum, é a primeira a mostrar uma banda trafegando por outros estilos e sem medo de arriscar. Um reggae de ritmo envolvente, que promete pôr os casais para dançar juntinhos durante sua execução em shows.

Ouça ‘Felina’:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=-pJI4usBV2M&list=UUADzdbos_nLIztQ9fyoHB1g[/youtube]

O Que Será o Amanhã
Na sequência, ‘O Que Será o Amanhã’ é uma das duas cantadas pelo baterista Nicholas. Destaco isso, por gostar bastante do timbre de voz do Nickão. A canção é mais uma balada romântica na história do grupo, se juntando a ‘Despedida’ e ‘Mais um Palhaço no Seu Carnaval’, por exemplo, e deverá se tornar um sucesso com elas.

Ouça ‘O que Será o Amanhã’:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=4fM9lSF7kMM&list=UUADzdbos_nLIztQ9fyoHB1g&index=4[/youtube]

Praieiro
Chega a vez da faixa que leva o nome do disco. ‘Praieiro’ é um instrumental, com fortes características de surf music. Não acredito que essa venha a ser uma das canções mais ouvidas desse álbum; acostumados com letras, os fãs da banda não deverão se agradar muito com ela. Mas a música é mais uma a mostrar o amadurecimento do grupo, tanto no que se refere à qualidade de melodias e musicalidade, quanto na questão de coragem para arriscar.

Ouça ‘ Praieiro’:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=m8meERrHPcw&list=UUADzdbos_nLIztQ9fyoHB1g&index=5[/youtube]

Lua Branca
Essa já começa com um riff poderoso, que, nas primeiras notas, até lembra um pouco o inesquecível tocado no clássico jogo Top Gear, do Super Nintendo. Depois, surge uma melodia cheia de suingue, onde os riffs de guitarra voltam na ponte que leva a música ao refrão e no próprio refrão. O destaque dessa canção é mesmo a guitarra, que finaliza com um solo muito bonito.

Ouça ‘Lua Branca’:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=GtZuYDwXNuc&index=6&list=UUADzdbos_nLIztQ9fyoHB1g[/youtube]

Guetos Urbanos
Em mais um passeio pelo gênero consagrado por Bob Marley, nasceu ‘Guetos Urbanos’, que apresenta mais características do reggae de raiz, não apenas pela melodia, mas também pela letra com tom mais politizado e um discurso de quem enxerga a música como ferramenta de mudança social. Essa é, provavelmente, a letra do Selvagens onde essas características ficam mais evidentes. Outro ótimo solo pode ser ouvido nessa canção.

Ouça ‘Guetos Urbanos’:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Sw4KM4YZvLQ&index=7&list=UUADzdbos_nLIztQ9fyoHB1g[/youtube]

Bastidores
Essa é mais uma das músicas que devem fazer os fãs lembrarem que se trata de um CD do Selvagens à Procura de Lei. A música não foge daquilo que fez nos discos anteriores (isso não é, de forma alguma, um problema). Mais uma vez, se destacam os ótimos solos de guitarra.

Ouça ‘Bastidores’:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=QklEW6YqAys&index=8&list=UUADzdbos_nLIztQ9fyoHB1g[/youtube]

O Amor é um Rock 2
Agora, a faixa que mais agradou a este que vos escreve: ‘O Amor é um Rock 2’ joga enorme responsabilidade sobre a banda antes mesmo de começar, quando é anunciada como uma homenagem a três entidades da música brasileira: Raul Seixas, Tom Zé e Arnaldo Baptista. Uma homenagem merecida e, diga-se de passagem, muito bem feita, citando trechos que marcaram as trajetórias desses grandes artistas. A banda mostrou que não assumiria tamanha responsabilidade sem a certeza de que apresentaria uma ótima canção.

Ouça ‘O Amor é um Rock 2’:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=LUGVNWk9Yfw&list=UUADzdbos_nLIztQ9fyoHB1g&index=9[/youtube]

Projeto de Vida
Se eu escutasse às faixas desse disco de forma aleatória e tivesse que escolher uma para encerrar o álbum, a escolhida seria, sem nenhuma dúvida, ‘Projeto de Vida’. Mais uma em que o baterista Nicholas fica à frente dos vocais, a canção soa como um mantra, ou uma oração. Com ótimos backing vocals no refrão e um solo potente, ela vai finalizando com o volume abaixando e deixa no ar um clima de reflexão.

Ouça ‘Projeto de Vida’:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=HhKl7hUZk7A&index=10&list=UUADzdbos_nLIztQ9fyoHB1g[/youtube]

About the Author

Ronnald Casemiro

fb.com/ronnaldccasemiro | Instagram: @ronnaldcasemiro | twitter.com/RonnaldCasemiro | ronnaldccasemiro@gmail.com

View All Articles