Depois de um show arrasador em fevereiro de 2015, a banda finlandesa SONATA ARCTICA estará de volta a Fortaleza em maio de 2017. A Empire vai trazer Tony Kakko (vocal, teclados), Elias Viljanen (guitarra), Pasi Kauppinen (baixo), Henrik Klingenberg (teclados) e Tommy Portimo (bateria) para se apresentar novamente na capital cearense. Desta vez o show será no DS Club (antiga Dona Santa, nas proximidades do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura) em 13 de maio de 2017. Além dos finlandeses, as cearenses COLDNESS (ainda divulgando o excelente “Intervention”) e NAFANDUS (representante cearense no importante festival Porão do Rock, em Brasília) também se apresentarão na mesma noite. O SONATA ARCTICA também deve se apresentar em Recife (12 de maio), Belém (14 de maio) e possivelmente mais três ou quatro cidades brasileiras, cujas datas, muito provavelmente no final de semana seguinte, devem ser confirmadas em breve).

sonata

Ainda não conversamos com Kakko sobre o novo show em Fortaleza, mas, quando o entrevistamos por ocasião do primeiro show, Kakko nos alertou: ” Vocês vão ter um show sólido e cheio de rock do SONATA e preparem-se para acabar seus pulmões de tanto cantar. Vocês sempre fazem isso, então eu acho que vai ser grandioso”, uma promessa que foi cumprida (leia no link abaixo a resenha daquele show). Na mesma época, Elias Viljanen me contou sobre como se sente ao tocar em uma cidade em que não haviam estado antes e tão diferente de sua cidade de origem. “Claro que é interessante, excitante, é sempre uma diversão ir para cidades diferentes, países diferentes. Eu acho que tocamos em quase cinquenta países diferentes. E cidades, eu nem consigo… eu não sei. Rs. Tudo que é novo nós realmente gostamos. Então, temos que esperar e ver como tudo acontece. Eu estou certo de que será agradável, uma experiência agradável”.

Em conversa hoje com a COLDNESS, George Rolim, baixista, comentou: “O SONATA sempre foi uma referência melódica de uma outra geração do metal finlandês! A COLDNESS é muito influenciada pelo som do STRATOVARIUS, por exemplo, como o SONATA, mas eles trouxeram outras perspectivas para as características do metal da região que os tornam únicos”. O baixista completa: “poder ter contato com eles de uma forma mais direta só eleva a expectativa para batalhar mais e mais para concretizar a identidade da COLDNESS no cenário mundial, assim como eles fizeram, pois são exemplos vivos dessa trajetória”. Já o vocalista LENINE MATOS completou: “Conheci o SONATA ARCTICA através do clipe da música “Wolf and Raven”, eu ainda adolescente e conhecendo o dito metal melódico. Uma banda que chamava muita atenção devido sua sonoridade, que conseguia se distinguir das bandas da época. Enfim, alguns anos depois de um trabalho árduo com a COLDNESS, estamos aqui falando de como será abrir um show importantíssimo desses. Vamos quebrar tudo e mostrar para os finlandeses a força do metal alencarino!

http://whiplash.net/materias/shows/218976-sonataarctica.html

Dessa vez, os finlandeses estão divulgando o álbum mais recente, o nono da carreira, “The Ninth Hour”. A humanidade não precisa mais de uma Bíblia para saber que estamos nos aproximando rapidamente da “hora nona” – o especial momento quando Jesus morre na cruz. Nossa hora para o sacrifício e lamento dos nossos pecados está chegando, mas não de uma forma religiosa senão num contexto completamente mundano. Estamos à beira de uma guerra nuclear, dentro de uma sociedade onde a poluição ambiental é um assunto do dia-a-dia e o respeito à Mãe Natureza parece inexistente, diz a release do álbum. Dele, é grande a probabilidade de que as canções “Closer to an Animal”, “Life” (veja clipe abaixo), “Fairytale”, “Among the Shooting Stars” e “We Are What We Are” sejam incluídas no set da turnê que vai passar pelo Brasil.

“Em geral, eu não sou uma pessoa muito religiosa, ” admite o frontman. “Então, eu tive que estudar o fundo religioso e os diferentes significados, uma vez que ao vir com o título ‘The Ninth Hour’ [‘A Hora Nona’], eu pretendia sublinhar o fato de este ser o nosso nono álbum de estúdio. Mas, foi muito agradável conhecer todos esses significados e perceber que eles realmente se encaixavam muito bem com a minha ideia sobra a capa e algumas das letras do álbum. Ele completa: “É fato que estamos atualmente vivendo em tempos históricos e críticos. As nossas decisões vão definir o futuro. Não só o nosso futuro individual, senão o futuro de todo o planeta. Necessitamos fazer sacrifícios e em muitos casos nos arrependeremos das escolhas já feitas”.

Em Fortaleza os ingressos podem ser adquiridos na Kangaço Rock Street e online na Ingressando.com (http://www.ingressando.com.br/20170513__sonata_arctica__13052017_1900/p).

About the Author

Daniel Tavares

Daniel Tavares começou a escrever fazendo poemas para conquistar a Sílvia Amora. Demorou muito, mas, depois de casar com ela e trazer o João Daniel ao mundo, passou a escrever para o Whiplash.net, Scream & Yell, Metal Militia Web Radio e para o Ceará & Rock.

View All Articles