Fotos: Mila Maluhy/Marcelo Rossi

O festival Lollapalooza aconteceu há duas semanas no Autódromo de Interlagos, na capital paulista, com nomes como Metallica, Strokes e Duran Duran e reuniu quase duzentas mil pessoas nos dois dias (cem mil no primeiro dia, noventa mil no segundo). Estivemos no festival para ver o máximo possível de atrações, mas demos uma atenção especial ao nosso conterrâneo, Daniel Groove, que representou muito bem o Ceará em meio aos monstros de todo o mundo que se apresentaram no festival.

Para detalhes de outras apresentações, além do press release com o balanço do festival (fornecido pela produção do evento), acesse as matérias abaixo.

http://whiplash.net/materias/shows/260311-lollapalooza.html
http://whiplash.net/materias/shows/260477-metallica.html
http://whiplash.net/materias/news_780/260464-lollapalooza.html
http://whiplash.net/materias/shows/260756-lollapalooza.html

O cearense Daniel Groove foi o responsável por abrir o Palco Axe no domingo. O músico, acompanhado por Saulo Duarte e João Eduardo nas guitarras, Klaus Sena no baixo, Claudio Mendes no teclado e Victor Bluhm na bateria, iniciou o show com “Canção pra você ficar mais”, “Jardim suspenso” e “Quem será que gosta mais” para um público ainda muito pequeno. Sobre esta última, Daniel revelou que fez a música em São Paulo mesmo, com saudade, olhando para uma janela.

Mais adiante, ao falar novamente com o público, ele diz apenas “Primeiramente” e fez pausa para ouvir um “Fora, Temer!” (ainda tímido, principalmente por conta do pequeno público de início de dia de festival, mas que funcionou como se tivesse sido ensaiado). E continuou, “Eu faço parte de uma geração que não aceita qualquer coisa”, antes das belas “Eu Lembro do Vento” e “Enquanto Acreditar Eu Vou Correr”, sua canção mais conhecida e que empolgou bastante quem estava por lá. “Quem sabe um dia eu me permita fracassar”, diz a letra da canção, ao que Daniel conclui “Hoje não”.

Foto: Camila Cara/Mila Maluhy/Marcelo Rossi

Em seguida, Daniel avisou que ia precisar de ajuda na próxima, “Bicicleta”. E enquanto cantava, sentou-se na lateral do palco “sensualizando” (aspas bem largas aqui). “Novo brega” vem em seguida. É uma delícia de canção, um misto de brega e rock (pra quem não sabe, Reginaldo Rossi, um dos maiores expoentes desse estilo marginal nasceu no rock), que foi acompanhado com palmas pelo público. De defeito no show, só o sol inclemente castigando, mas esse ninguém pode desligar. Troque esse sol por uma lua invadindo o Dragão do Mar ou a Barraca Biruta, na Praia do Futuro, e o show seria perfeito. Daniel fez questão de lembrar Fortaleza. E sob o calor daquele sol, até quase esquecemos que não estamos na capital alencarina.

O Brega chique continua com “Brincadeira de Amor”, seguida de “Nada”, em que o cantor aconselha o ouvinte a jamais desistir dos seus sonhos. “Obrigado por aguentar o calor”, ele agradeceu por fim. Mas o show ainda tinha que ter a bela canção que dá nome ao álbum  “Giramundo”, quando Daniel aproveitou o “deixa entrar” da letra para emendar mais um discurso. “Novo Brasil, novo pensamento. Homofóbicos não passarão.Fascistas não passarão. Golpistas não passarão. Deixa entrar o novo pensamento”. Saulo arrematou a canção com um pungente solo. E o que resta da participação cearense no Lollapalooza é “Voce sabe muito bem o que me resta” com os seus pa-para-papa cantados em coro pelo público. Nesse instante, já foi difícil sair de frente do palco AXE, tanto pelo público do australiano Vance Joy, que já chegava, quanto pelo público que o próprio Groove atraira, entre antigos e novíssimos fãs.

Foto: Camila Cara/Marcelo Rossi

O importante é isso mesmo: conquistar mais fãs. E isso ele fez certamente. Assim como Cidadão Instigado e Selvagens à Procura de Lei, Daniel Groove mostrou que no Ceará tem ainda muita música boa depois da santa trindade Fagner, Ednardo e Belchior. O Ceará não exporta apenas certos Wesleys e afins.

Também é necessário destacar toda a banda, eficiente, mais principalmente para Cláudio Mendes nos teclados e Saulo Duarte na guitarra.

Apresentar-se tão cedo não foi prerrogativa do astro cearense. Quase todas as atrações brasileiras, com exceção do rapper Criolo, veterano de Lollapalooza, e talvez alguma atração do Palco Perry, todos os artistas brasileiros enfrentaram o desafio de apresentar-se para um público ainda pequeno, que ainda adentrava o Autódromo de Interlagos, e com um sol na cara que parecia que estávamos ao meio-dia em plena Praça do Ferreira. Assim foi com o Doctor Pheabes (com dois patrocinadores do festival na formação), com as excelentes Bratislava e The Outs, com os incensados Jaloo e Bayana System (dois dos nomes mais comentados do line up desta edição) e da paulista (com muito de paraense, principalmente nas guitarras de sua banda) Céu, que concorria diretamente com Daniel no palco ao lado, o Onyx, apresentando canções de seu “Tropix” e sucessos como “Malemolência”.

Confira fotos da apresentação de Daniel Groove no Lollapalooza:

line up:

Daniel Groove – voz
Saulo Duarte – guitarra
João Eduardo – guitarra
Klaus Sena – baixo
Claudio Mendes – teclado
Victor Bluhm – bateria
Set list:
  1. Canção pra você ficar mais
  2. Jardim suspenso
  3. Quem será que gosta mais
  4. Pasto
  5. Eu lembro do vento
  6. Enquanto acreditar eu vou correr
  7. Bicicleta
  8. Novo brega
  9. Brincadeira de amor
  10. Nada
  11. Giramundo
  12. Voce sabe muito bem o que me resta

Confira também a entrevista que fizemos com Daniel Groove para o Scream & Yell.

 

Agradecimentos:
Time 4 Fun, especialmente Costábile Salzano Jr. e Gustavo Martines Mayer, pela atenção e credenciamento.
Marcelo Rossi, Camila Cara, Mila Maluhy e Breno Galtier, pelas imagens que ilustram esta matéria.

About the Author

Daniel Tavares

Daniel Tavares começou a escrever fazendo poemas para conquistar a Sílvia Amora. Demorou muito, mas, depois de casar com ela e trazer o João Daniel ao mundo, passou a escrever para o Whiplash.net, Scream & Yell, Metal Militia Web Radio e para o Ceará & Rock.

View All Articles