Foto: reprodução / Facebook

Muito conhecido pelo personagem Detonator, da banda Massacration, a carreira de Bruno Sutter vai muito além disso. Cantor de muita qualidade e músico versátil, ele também apresenta na Rádio Kiss FM, o Bem Que Se Kiss. Foi em seu programa que, em 2015, Bruno lançou seu primeiro single “sério”, o “The Best Singer in the World”, do disco disco intitulado ‘Bruno Sutter’, lançado no mesmo ano.

LEIA TAMBÉM:
Vídeo: Massacration convida fãs para Sana 2017, em Fortaleza
Massacration anuncia novo single e show no Sana 2017
Asian Kung-Fu Generation: banda de J-Rock confirmada no SANA em Fortaleza e em SP

O Massacration se apresenta neste sábado, 15, no Sana 2017. “Vestido” de Detonator, o vocalista Bruno Sutter é quem lidera o grupo. Ele falou com exclusividade ao Ceará & Rock, onde comentou sobre a carreira solo, MTV, Angra, Falcão, Metal nacional e a morte do amigo Fausto Fanti. Confira:

Ronnald Casemiro: Para começar, como você analisa o metal nacional atualmente? E o rock, você acha que vivemos um momento ruim no sentido de mídia ou a qualidade também é proporcional?

Bruno Sutter: O rock nos anos 80 é 90 eram a base da música popular. Até as músicas da Xuxa tinham guitarras. Hoje em dia a realidade é diferente e estamos longe dos holofotes da grande mídia. Portanto, precisamos ser muito criativos em termos de marketing e estratégia se quisermos viver de música atualmente.

RC: Sobre a MTV, é possível que ela volte aos tempos de glória? Acha que ainda há espaço para o trabalho feito por ela no passado?

BS: A MTV sempre foi um canal para o público jovem. Os tempos mudaram e a juventude também mudou. A MTV que conhecíamos quando éramos mais jovens não existe mais. Porém prefiro encarar como uma saudade do que com sentimentos negativos.

RC: Como estão os seus projetos atualmente? Você lançou, há cerca de dois anos, um ótimo disco sério. Esse trabalho segue? Há previsão de passagem por Fortaleza com ele?

BS: Gostaria muito! O disco está com uma excelente repercussão. Já atingimos a marca de 3000 discos vendidos sem loja e sem gravadora. Neste ano ainda lanço o disco ao vivo oriundo deste trabalho! Espero poder estar com este trabalho pronto para divulgar no SANA.

RC: Como foi a perda de Fausto Fanti? E como é voltar ao Massacration e não ter ele no grupo?

BS: O Fausto é insubstituível. Ele compôs muitas das músicas do Massacration e tomamos essa volta como uma grande homenagem a ele.

RC: À época da saída de Edu Falaschi do Angra, cogitou-se a possibilidade de você substituí-lo. Houve alguma conversa, sondagem… Ou foi apenas boato?

BS: Sou muito amigo e fã do Rafael Bittencourt e do Felipe Andreoli. Sempre brincamos a respeito disso, mas nunca houve nada. Acho que a entrada do Fábio Lione para a banda foi a escolha certa. Ele é um cantor incrível e uma grande pessoa!

RC: Quais suas bandas preferidas do cenário nacional e internacional? O que Bruno Sutter mais gosta de escutar?

BS: Eu adoro Black Sabbath, Iron Maiden e Uriah Heep! No Brasil gosto muito de Angra, Sepultura e Sarcófago. Porém ultimamente tenho ouvido muito Locomia e Gengis khan

RC: Do rock cearense, há alguma banda que você conheça? Ou que, ao menos, tenha ouvido falar?

BS: O que eu mais amo do Ceará é o grande mestre Falcão. Sei todas as suas músicas e sempre vou aos shows dele quando posso

RC: Mande um recado para seu público de Fortaleza.

BS: Fortaleza é um local muito especial para mim. Vocês abraçaram o projeto do Detonator e me brindaram com um DVD maravilhoso!!! Sou muito grato e sempre que posso falo de Fortaleza como o público que me adotou!!!

O Sana acontece no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, e contará com diversas outras atrações, como a banda japonesa Asian Kung-Fu Generation.

About the Author

Ronnald Casemiro

fb.com/ronnaldccasemiro | Instagram: @ronnaldcasemiro | twitter.com/RonnaldCasemiro | ronnaldccasemiro@gmail.com

View All Articles