Clube da Luta

Brasileiros buscam pontos para o ranking dos Jogos Olímpicos de 2012

A seleção brasileira de judô volta aos tatames europeus amanhã e domingo para disputar as copas do mundo de Lisboa (POR/Feminino) e Tallinn (EST/Masculino). Os dois eventos fazem parte do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô e contam pontos para o ranking olímpico aos Jogos de Londres 2012.

Entre as mulheres, competem Taciana Lima (48kg), Andressa Fernandes (52kg), Juliene Aryecha (57kg), Ketleyn Quadros (57kg), Mariana Silva (63kg), Katherine Campos (63kg), Maria Portela (70kg) e Natalia Bordginon (70kg). Já no masculino, disputam Alex Pombo (66kg), Marcelo Contini (73kg), Leonardo Leite (100kg), Walter Santos (+100kg) e David Moura (+100kg).

Grand Slam do Rio
No Brasil, foi definida esta semana pela Confederação Brasileira de Judô a equipe que vai disputar o Grand Slam do Rio, no próximo fim de semana (18 e 19 de junho), no Maracanãzinho. Esta é uma das principais competições do calendário mundial do judô. Ao todo, se inscreveram 53 judocas, 28 homens e 25 mulheres.

Como é o país anfitrião do evento, o Brasil pode inscrever até quatro atletas em cada categoria. No masculino, dependendo da recuperação médica de Felipe Oliveira (até 90kg), todas as vagas devem ser preenchidas, o que não acontece entre as mulheres.

O Grand Slam do Rio garante pontos para o ranking que definirá os classificados para as Olimpíadas de Londres, em 2012. Por isso, as principais estrelas do judô brasileiro estarão na disputa, como Flávio Canto, Leandro Guilheiro, Tiago Camilo, João Derly e Ketleyn Quadros. Boa sorte pra eles!