[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=vPa0_djGI70[/youtube]

A seleção brasileira de judô volta aos tatames europeus amanhã e domingo para disputar as copas do mundo de Lisboa (POR/Feminino) e Tallinn (EST/Masculino). Os dois eventos fazem parte do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô e contam pontos para o ranking olímpico aos Jogos de Londres 2012.

Entre as mulheres, competem Taciana Lima (48kg), Andressa Fernandes (52kg), Juliene Aryecha (57kg), Ketleyn Quadros (57kg), Mariana Silva (63kg), Katherine Campos (63kg), Maria Portela (70kg) e Natalia Bordginon (70kg). Já no masculino, disputam Alex Pombo (66kg), Marcelo Contini (73kg), Leonardo Leite (100kg), Walter Santos (+100kg) e David Moura (+100kg).

Grand Slam do Rio
No Brasil, foi definida esta semana pela Confederação Brasileira de Judô a equipe que vai disputar o Grand Slam do Rio, no próximo fim de semana (18 e 19 de junho), no Maracanãzinho. Esta é uma das principais competições do calendário mundial do judô. Ao todo, se inscreveram 53 judocas, 28 homens e 25 mulheres.

Como é o país anfitrião do evento, o Brasil pode inscrever até quatro atletas em cada categoria. No masculino, dependendo da recuperação médica de Felipe Oliveira (até 90kg), todas as vagas devem ser preenchidas, o que não acontece entre as mulheres.

O Grand Slam do Rio garante pontos para o ranking que definirá os classificados para as Olimpíadas de Londres, em 2012. Por isso, as principais estrelas do judô brasileiro estarão na disputa, como Flávio Canto, Leandro Guilheiro, Tiago Camilo, João Derly e Ketleyn Quadros. Boa sorte pra eles!

*  O vídeo, da Sportv, no início do post mostra um pouco da Copa do Mundo de Judô, que foi realizada em Salvador, em maio deste ano. O Brasil ficou em 3º lugar, numa disputa contra a Coréia do Sul, de virada. Cuba ganhou do Japão, levando o ouro.

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles