Foto: Edimar Soares

Quem vê essa moça de traços delicados por aí nem imagina o quanto ela bate pesado. Rayssa Machado já treinou muay thai, MMA e agora descobriu mais uma paixão no mundo das artes marciais: o jiu-jitsu. Começou a treinar o boxe tailandês (muay thai) há três anos e, desde então, vê cada vez mais mulheres buscando as academias para praticar também. Para provar que elas estão mesmo invadindo octógonos e tatames, lotando as aulas de artes marciais nas academias, o blog lança hoje a seção “Mulheres no Ringue”.

“Muitas meninas têm procurado o muay thai. Inclusive em várias turmas elas são maioria! Pelo que escuto delas, é mais para manter a forma, praticar um esporte divertido e diferente do convencional. Sou suspeita pra falar, mas com certeza recomendo! Emagrece, fortalece os músculos, melhora o condicionamento físico”, incentiva. Rayssa, por exemplo, nunca chegou a competir, mas sempre treinou pensando na possibilidade. Seria uma chance de colocar em prática o que aprende nas aulas.

Diferente de muitas mulheres que buscam as lutas pensando na defesa pessoal, Rayssa gosta mesmo é do combate e dos exercícios. “Nunca pensei em defesa pessoal, na verdade. Não me imagino dando soco em ninguém na rua! Mas acredito que o muay thai dá mais confiança, até mesmo na postura, e isso já te torna uma pessoa menos ‘indefesa'”, argumenta.  Depois do muay thai, ela experimentou o MMA, aula que considera bem mais difícil, já que não é só a trocação. O praticante precisa saber como derrubar, como se defender das quedas e o que fazer no chão também.

A partir daí, Rayssa começou a se envolver com o jiu-jitsu, que pratica atualmente com o professor Álvaro Fontes, da academia 40 Graus. “Comecei a treinar chão no MMA e acabei gostando, quis me aprofundar, e acabei me matriculando na turma. Melhora a flexibilidade, coordenação motora… É totalmente diferente do muay thai, mas estou adorando a novidade”, conta.

Rayssa não só treina como acompanha os eventos de luta. Admira principalmente os lutadores brasileiros. “Eles têm alguma coisa que os outros não têm, é incrível”, comenta. Das lutas mais marcantes, ela destaca os primeiros confrontos do Charles do Bron’x no UFC, a última luta do Frank Edgar vs BJ Penn e Paulo Thiago vs Diego Sanchez. Para não cometer nenhuma injustiça, ela cita também as mais comentadas: Lyoto Machida vs Randy Couture e Anderson Silva vs Vitor Belfort.

Sempre que tem evento, Rayssa combina alguma coisa com o namorado, que conheceu na academia e também pratica jiu-jitsu. O gosto em comum aproxima ainda mais o casal. “Com certeza aproxima, já que faz parte do cotidiano dos dois. Sempre assistimos às lutas juntos. Às vezes, chamamos os amigos para torcer pros brasileiros também”.

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles