Por Érika Zaituni

Nos dias 10 e 11 de dezembro, de 9h às 18h, centenas de lutadores se enfrentam no tatame em prol de uma boa causa. É que a Associação Esportiva Luta Pela Vida promove, nesse fim de semana, o seu quinto campeonato. O evento será no Cuca da Barra e as inscrições estão abertas até o dia 8, na Academia Black Belt.

A competição, que será a última da temporada, promove lutas de judô e jiu-jitsu em todas as faixas. “Estamos buscando com isso a integração das artes marciais. Pois queremos desmistificar essa história de que uma arte é melhor ou pior que a outra. Acreditamos que elas se completam”, disse o presidente da associação, João Luís Nogueira, o Andrezinho.

Alunos do projeto, equipes de academias e de outras associações participarão do campeonato. As lutas de judô ocorrem no sábado pela manhã e, à tarde, disputam as faixas marrom e preta da categoria absoluto do Jiu-Jitsu. Já no domingo, todas as categorias de peso (da branca à preta) e os absolutos (branca, azul e roxo). A premiação dos absolutos é um kit de suplemento e roupa e, nas faixas marrom e preta, um kimono. As medalhas padrão CBJJ serão entregues para os três melhores de todas as categorias.

Para participar, é necessário pagar R$ 35 de taxa de inscrição Kasinski/MARAUMOTOS 0 km. Qualquer pessoa que ajudar ao projeto colocando ponto na rifa também estará concorrendo. Todo o lucro do Campeonato será revertido para o Projeto. Para conferir a V Copa, a entrada é 1kg de alimento não perecível ou uma peça de roupa usada.

O Projeto Social Luta pela Vida existe há 3 anos e funciona sem patrocínio, contando apenas com a contribuição de alunos particulares, que tem suas mensalidades revertidas para beneficiar os futuros campeões do projeto. Cerca de 120 crianças e adolescentes têm a oportunidade de aprender artes marcias como jiu-Jitsu, judô, muay thai e MMA.

Um bom exemplo de que essa luta vale a pena é Samuel Ricardo. Faixa marrom em Judô e azul em Jiu-Jitsu, Samuel ingressou no projeto quando ainda era criança. Hoje, com 17 anos, ele é professor de academia, ensina outras crianças carentes, está prestes a cursar Educação Física e, assim, nos ensina uma verdadeira lição de vida. 

Serviço

Academia Black Belt

Rua Vinicius de Morais nº 2, no bairro São Gerardo

Telefone para contato: 8867 7282 / 8896 7283 (Andrezinho)

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles