Velasquez castigou Cigano nos cinco rounds da luta. Foto: UFC/Divulgação

Ao lado do boxe afiado, a excelente defesa de quedas sempre foi uma marca registrada da carreira de Júnior Cigano no MMA. O lutador brasileiro chegou para a sua 2ª defesa de cinturão dos pesos-pesados do UFC praticamente desconhecendo a luta de solo no octógono mais famoso do mundo, já que se viu diante dessa situação por míseros 13 segundos ao longo das nove lutas. E não foi por falta de tentativa (que o digam Frank Mir e Roy Nelson).

Na revanche contra Cain Velasquez, Cigano foi caçado desde o primeiro segundo da luta. Mostrando uma disposição incrível, o americano não desistiu enquanto não conseguiu colocar Cigano pra baixo. Foram seguidas investidas. As primeiras sem êxito. Mas depois de conectar um golpe em cheio no rosto de Cigano, que mudou completamente o rumo da luta, Velasquez abriu caminho para ‘deitar e rolar’ no combate.

Não foram uma e nem duas, mas 11 quedas ao longo dos cinco rounds. Mais que uma novidade para Cigano, um abismo diante de seu histórico, de apenas duas quedas sofridas ao longo de suas 16 lutas. Ou seja, numa só combate, Cigano foi derrubado mais de cinco vezes do que em toda a sua carreira.

O dado, que por si só já é bastante impressionante, fica ainda mais em evidência, levando em conta que foi o 2º maior número de derrubadas em uma disputa de cinturão no UFC. A marca de Velasquez sobre Cigano é foi superada pela de Sean Sherk, que mandou pra baixo o cearense Hermes França, em 2007, em 16 ocasiões.

Não há dúvida. Para além da 1ª derrota no UFC e a perda do cinturão, a 2ª luta contra Velásquez será um divisor de águas na carreira de Cigano.

COBERTURA ESPECIAL DO UFC 155

Após ser avaliado no hospital, Cigano garante não ter sofrido fratura. “Estou só inchado”.

VÍDEO: clipe dos principais momentos do UFC 155: Cigano x Velasquez

VÍDEO: melhores momentos do ´passeio’ de Velasquez sobre Cigano

Velasquez foi superior em todos os rounds contra um Cigano irreconhecível

Arrasador, Velasquez vence a revanche contra Cigano. Veja tudo que rolou

Júnior Cigano agradece apoio dos fãs e promete: “Vou recuperar meu cinturão no UFC”

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles