Foto: TATIANA FORTES/ESPECIAL PARA O POVO

Foto: TATIANA FORTES/ESPECIAL PARA O POVO

(De Jaraguá do Sul)

Cidades diferentes, mas com o mesmo desafio. Fortaleza e Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, vão sediar, pela primeira vez, um evento oficial do Ultimate Fighting Championship (UFC). Em Jaraguá, que recebe hoje o UFC no Combate 2: Belfort vs Rockhold, a organização e o investimento foram as prioridades para que a cidade pudesse receber cerca de 10 mil pessoas e oferecer à população condições ideais para aproveitar ao máximo o evento internacional.

Com o MMA em crescimento no País, a recepção do público também foi semelhante nas duas cidades. Diversos setores da Arena Jaraguá esgotaram rapidamente. Para o evento no Paulo Sarasate, o setor Cadeira Especial já tem lotação completa.

A expectativa pelos eventos é o mesmo, no Nordeste e no Sul do País e os dois ginásios estarão cheios, mas a situação deles é oposta.

A Arena Jaraguá possui ótimo acesso para a entrada de equipamentos e espaço para estacionamento de 1.800 veículos. Então, a maior preocupação é a de receber e instalar o equipamento do UFC. O Paulo Sarasate, por sua vez, além das instalações, também carece de reformas para evitar goteiras, além do consertar de outras avarias. A previsão da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza é que no dia 1º de junho o Paulo Sarasate esteja pronto.

Lições

Em Jaraguá, foram feitos investimentos em todos os setores, como explica Fenísio Pena Júnior, Diretor de Turismo de Jaraguá. “Montamos uma frente para embelezar e mostrar a cidade. Nos preocupamos com a situação das praças e parques, de como estão os acessos, colocar placar de acessos, dar cara a cidade. E a gente sentiu que trouxe um brilho para o evento, a população abraçou a ideia”.

A mobilidade urbana e a segurança também estavam nas pautas pensadas para melhorar Jaraguá do Sul. “Montamos linhas de ônibus circulares da Arena para o Centro. Foram mudadas algumas mãos de ruas para que as vias fluam na entrada e saída. Também haverá policiamento nas ruas.”

O UFC chega a Fortaleza no dia 8 de junho e, por enquanto, o trabalho está na reforma do Paulo Sarasate. Em três semanas, será necessário plano para melhorar o acesso ao ginásio e para garantir segurança.

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles