Chris Weidman

Chris Weidman

Uma polêmica criada para o duelo entre Anderson Silva e Chris Weidman é o fato do americano não merecer a chance de disputar o cinturão. Alguns questionam se Weidman estaria mesmo credenciado, já que tem apenas nove lutas na carreira, mesmo sendo todas vitórias. Dessas, cinco ocorreram dentro do UFC.

Resolvi fazer esse post para o amigo fã de MMA entender um pouco dessa oportunidade dada por Dana White a Chris Weidman. Vamos lá:

1 – Spider sem adversários

Anderson Silva já havia limpado a categoria dos pesos médios. Ninguém foi capaz de assustar o Spider, com excessão de Chael Sonnen, lembrando que Anderson lutou com a costela trincada na primeira luta. Resultado de um combate duro, Sonnen teve a segunda chance e perdeu feio. Após essa limpa, o UFC começou a procurar nomes para colocar de frente com o Spider, mas não via ninguém com potencial. Por isso, começaram a surgir os boatos de alguns lutadores que poderiam pegar Anderson, até Cung Le foi especulado. Não duraria um segundo!

2 – Surgem nomes para desafiar o Spider

Alguns nomes começaram a aparecer. Contratações de outras organizações de MMA eram a esperança. Hector Lombard veio do Strikeforce a peso de ouro, porém se tornou uma das maiores decepções do UFC e, perdendo mais uma, pode ser demitido. O cubano era o lutador que Dana apostava as fichas para fazer bonito frente a Anderson, mas acumulou algumas derrotas que tiraram a chance de disputa pelo cinturão.

Michael Bisping (um lutator que em minha opinião não merecia nem ser cogitado para enfrentar Anderson) poderia ter a chance de lutar pelo cinturão se vencesse Vitor Belfort no UFC São Paulo. Mas, foi nocauteado de maneira devastadora pelo Fenômeno, ficando longe de ser o desafiante número um. A única maneira de entender o motivo de Dana pensar em Bisping como desafiante do Spider é por ser um bom vendedor de suas lutas por conta das provocações.

Luke Rockhold foi outro que veio do Strikeforce com muita moral. Ele era o dono do cinturão da extinta organização e poderia enfrentar Anderson se vencesse Vitor Belfort no UFC Jaraguá do Sul. Mais uma vez o Fenômeno venceu e acabou com os planos do UFC. Acredito que Vitor só não ganhou a chance ao invés de Weidman por já ter enfrentado o Spider e perder daquela maneira que todos lembram.

Mark Muñoz estava muito perto de ser o desafiante de Anderson Silva. Ele iria enfrentar o ainda “desconhecido” Chris Weidman que vinha de quatro vitórias, uma delas por decisão unânime contra Demian Maia. Resultado da luta: Weidman nocauteou com uma cotovelada sensacional seguida de uma esquiva, levando Muñoz ao chão.

3 – Weidman merece

Minha conclusão é que Chris Weidman apareceu no momento certo dentro do UFC. Em um período que os lutadores que estavam perto de enfrentar Anderson ficaram pelo caminho, a solução, e Dana acertou, foi dar a chance para Chris.

Se pegarmos o top 10 da categoria, Weidman é o primeiro atualmente, mas vejamos os outros da lista. Quem desta lista merecia mais que Weidman? Ninguém, com exceção de Vitor Belfort, mas como já lutou com Anderson pelo cinturão e até mesmo com Jon Jones, deve esperar mais um pouco para disputar novamente.

Vamos analisar o top 10 e entender ainda mais o motivo da escolha de Weidman:

#2 – Vitor Belfort vai esperar mais um pouco para disputar o cinturão e acredito que enfrente Weidman, caso seja derrotado por Anderson.

#3 – Yushin Okami já enfrentou Anderson Silva e perdeu. Não é lutador para bater o brasileiro. Tem luta marcada contra Ronaldo Jacaré e deve perder, caindo de posição.

#4 – Michael Bisping perdeu a chance ao ser derrotado por Vitor Belfort.

#5 – Ronaldo Jacaré é a grande promessa da categoria. Tem grandes chances de ser o sucessor de Anderson Silva. Provavelmente não lute com o Spider. Os dois são amigos e já treinaram juntos.

#6 – Costa Philippou tem apenas seis lutas e cinco vitórias no UFC. Perdeu apenas na estreia. É um forte candidato a ser desafiante do cinturão, mas deve ralar mais um pouco.

#7 – Luke Rockhold perdeu para Vitor Belfort e foi para o final da fila.

#8 – Mark Muñoz perdeu para Chris Weidman e ficou longe da disputa pelo cinturão.

#9 – Chael Sonnen não enfrenta mais Anderson Silva. Perdeu duas vezes e perder mais uma é muita humilhação, concorda?

#10 – Tim Boetsch jamais será o desafiante pelo cinturão de Anderson Silva.

[youtube]http://youtu.be/vCbYlFVJ-A0[/youtube]

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles