Shogun e Sonnen fazem a luta principal do evento. Foto: UFC/Divulgação

Shogun e Sonnen fazem a luta principal do evento. Foto: UFC/Divulgação

O brasileiro Maurício “Shogun” Rua e o americano Chael Sonnen se enfrentam na noite de hoje com o objetivo comum de vencer e se recuperar no Ultimate Fighting Championship (UFC). Ambos vêm de derrota, mas, quem triunfar no UFC: Shogun x Sonnen, que será realizado em Boston (EUA), se aproxima da disputa do cinturão dos meio-pesados.

Lutas e vitórias memoráveis não faltam ao currículo de Shogun. O curitibano derrotou lutadores como Chuck Lidell, Alistair Overeem, Rogério “Minotouro”, Forrest Griffin e Lyoto Machida, foi campeão do extinto Pride e é ex-campeão da categoria meio-pesado do UFC. Competindo na organização há mais de cinco anos, Shogun acabou perdendo o cinturão para o americano Jon Jones, em 2011, e desde então oscila bons e maus momentos na carreira.

O brasileiro minimizou as derrotas lembrando do seu histórico de enfrentar adversários de alto nível. “Eu só luto contra os melhores. Desde que comecei a lutar MMA, eu só luto contra os tops. Meu foco é sempre vencer.”, afirmou o ex-campeão na coletiva de imprensa realizada na última quinta, 15.

Shogun terá pela frente um especialista em wrestling. Chael Sonnen vem de duas disputas de cinturão contra Jon Jones e Anderson Silva. Perdeu ambas. O atleta tem se saído melhor promovendo suas lutas e nas bolsas de apostas do que atuando. Diante do polêmico lutador, Shogun segue confiante. “Quero acertar um soco nele e nocauteá-lo.”

Conhecido por desrespeitar seus adversários, Sonnen teve postura diferente em relação ao brasileiro. “Shogun é sensacional, um ex-campeão e uma lenda do esporte”, comentou Sonnen. A promessa de grande luta deve ser confirmada, principalmente após o presidente de UFC, Dana White, declarar que o vecendor ficará próximo de uma luta pelo título.

Antes da atração principal do evento, Alistair Overeem mede forças com Travis Browne. O holandês vem de derrota para o brasileiro Antonio “Pezão” e agora conta com sua experiência para vencer o americano, que vem de triunfo em cima do brasileiro Gabriel Napão. “Acho que vou batê-lo na experiência, pois tenho muito mais lutas disputadas que ele. Browne é agressivo, mas minha experiência será o ponto-chave”, disse o holandês ao programa UFC Tonight.

TEM CEARENSE EM AÇÃO

Diego Brandão vai em busca da 3ª vitória seguida. Foto: UFC/Divulgação

Diego Brandão vai em busca da 3ª vitória seguida. Foto: UFC/Divulgação

Outro destaque no evento é a presença do brasileiro Iuri “Marajó” Alcântara, que terá pela frente o americano Urijah Faber. Ambos competiram no peso-pena, mas agora estão nos galos e os dois conquistaram vitórias nas últimas atuações. Tanto Faber como Marajó também têm cartel semelhante: o brasileiro possui 28 vitórias e quatro derrotas, enquanto o americano tem o mesmo números de triufos e seis derrotas.

Urijah Faber fez elogios ao brasileiro e reconheceu que não será fácil. “Vai ser um duro teste para mim. O nível de habilidades de Yuri é no mesmo nível de campeões mundiais”, afirmou.

No card preliminar do evento, Diego Brandão enfrenta o americano Daniel Pineda em busca da sua 18ª vitória na carreira. Brandão, que deixou o Brasil aos 16 anos e foi para os Estados Unidos, acabou conquistando a 14ª temporada do The Ultimate FIghter (TUF) e assinou contrato com o UFC em 2011.

Sua estreia na organização foi com derrota, mas o cearense se recuperou e emplacou duas vitórias seguidas. O objetivo agora é triunfar logo mais para tentar entrar no top 10 da categoria. “Um dia ainda serei campeão do UFC”, projetou.

EQUIPE DO BLOG FALA DA EXPECTATIVA PARA AS LUTAS DOS BRASILEIROS

http://youtu.be/oG1vZoSmOJc

SERVIÇO
UFC: Shogun x Sonnen
Quando: sábado, dia 17 de agosto
Que horas: a partir das 17h30min – término por volta das 0h
Transmissão: Canal Combate (na íntegra) e SporTV (apenas o card preliminar)

CARD PRINCIPAL
Mauricio Shogun x Chael Sonnen
Alistair Overeem x Travis Browne
Urijah Faber x Iuri Marajó
Matt Brown x Mike Pyle
Uriah Hall x John Howard

CARD PRELIMINAR
Joe Lauzon x Michael Johnson
Brad Pickett x Michael McDonald
Conor McGregor x Max Holloway
Mike Brown x Steven Siler
Diego Brandão x Daniel Pineda
Manny Gamburyan x Cole Miller
Cody Donovan x Ovince St. Preux
Ramsey Nijem x James Vick

 

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles