Chiquerim, um dos atletas que lutará no BKF, fazendo, participando da coleta de sangue. Foto: Bruno Balacó/O POVO

Chiquerim, um dos atletas que lutará no BKF, fazendo, participando da coleta de sangue. Foto: Bruno Balacó/O POVO

A recente morte do lutador Leandro Feijão às vésperas de um evento de artes marciais mistas, no Rio de Janeiro, ascendeu um sinal de alerta sobre os sacrifícios que um profissional da luta chega a fazer para perder peso e estar apto para o combate.

Em Fortaleza, o Brazilian King Fighter (BKF) – próximo grande evento de MMA que será realizado na Capital – resolveu inovar e está oferecendo auxílio na preparação física dos 22 lutadores escalados para o show. O monitoramento foi dividido em duas partes: entrevistas (consultando o histórico clínico) e exames (como HIV e Hepatite). Os dados serão avaliados por uma Comissão Médica que, dependendo dos resultados das análises, pode até desclassificar o atleta do torneio.

“Nosso objetivo é dar todo o aval de que o atleta esteja pronto para competir com toda a segurança médica possível. Além disso, estaremos acompanhando o processo de perda de peso dos lutadores, fazendo checagens periódicas”, explicou o manager do BKF, José Moreno.

 

Atletas em momento descontraído após a realização dos exames para o BKF. Foto:Bruno Balacó

Atletas em momento descontraído após a realização dos exames para o BKF. Foto:Bruno Balacó

Com a medida, a organização do evento espera reduzir em pelo menos 50% o risco de urgências que possam surgir no dia da luta. “A preparação de um esportista de MMA exige muito esforço, é preciso que eles estejam fisicamente bem preparados, caso contrário podem obter resultados devastadores para o organismo. O acompanhamento profissional desses atletas é uma ótima forma de aliar o esporte à boa saúde”, afirmou Roger Uchoa, médico emergentista e pós-graduado em medicina do esporte, que irá acompanhar os lutadores, fazendo uma prévia análise do condicionamento físico de cada um.

Atletas aprovam

A iniciativa foi muito bem recebida por lutadores e técnicos. “O que está sendo oferecido é um acompanhamento ímpar, que dá um suporte muito grande e nos ajuda muito”, destacou Karlysson Franco, treinador de um dos atletas que lutará no BKF. “Eu acho muito importante isso que eles estão fazendo, porque a gente fica até mais despreocupado na preparação até o dia da luta”, avaliou o lutador Moisés Brandão, escalado para o evento.

OS INGRESSOS PARA O EVENTO JÁ ESTÃO À VENDA

SERVIÇO
III Brazilian King Fighter
Quando: 7 de novembro de 2013
Onde: ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza

Confira o card do evento
Carlos Índio x Marinho Rocha
Chiquerim x Paulo Guerreiro
Jamil Silveira x David Mendes
Gasparzinho x Goiabinha
Anderson Cabeção x Moésio
Nacho x Iramar Frota
Airton Boca x Arlem
Mário Pimba x Renan Virgula
Lucas Callou x Gereba
Thiago Maia x Derlan Lima
Rafael Santos x Simon Rodney
* card sujeito a alterações
* lutas ordem descrecente

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles