Aldo e Barão. Foto: Super Lutas

Aldo e Barão. Foto: Super Lutas

O Brasil coloca em jogo hoje os dois cinturões que possui no momento no UFC. Após o fim de reinado de Júnior Cigano e Anderson Silva, restou ao potiguar Renan Barão e o manauara José Aldo o status de campeão da maior organização do MMA do mundo entre os lutadores brasileiros.

Membros da mesma academia e treinados por André Pederneiras, os dois brazucas são as atrações principais do UFC 169, que será realizado na cidade de Newark, nos Estados Unidos.

Favorito inconteste, Aldo tenta consolidar sua hegemonia entre os pesos-penas e defende seu cinturão pela 6ª vez diante do americano Ricardo Lamas, nome em evidência na categoria, embalado por quatro vitórias seguidas.
“Estou chegando muito forte, com um gás muito bom. Me sinto um bebê, uma criança. ,Me sentindo uma máquina”, declarou Aldo, exaltando sua forma física para o duelo.

Para Barão, o desafio é ainda maior. O potiguar luta pela 1ª vez desde que foi declarado o campeão linear da categoria, herdando o posto de Dominick Cruz, sem lutar há mais de dois anos. O adversário do brasileiro na defesa de título é um velho conhecido: o americano Urijah Faber. Os dois se enfrentaram em julho de 2012, pelo título provisório do peso-galo. Barão sobrou no combate e levou a melhor por decisão unânime, escrevendo seu nome na história do UFC. Na pesagem, Barão avisou: “quero nocautear”.

Além de José Aldo e Renan Barão, outros dois brasileiros entram em ação no UFC 169. O peso-mosca John Lineker encara o russo Ali Bagautinov, invicto no UFC. Contudo, na pesagem, Lineker não bateu o peso e, se não vencer, pode ter problemas na organização. No card preliminar, o manauara Alan Patrick mede forças com o canadense John Makdessi de olho na 2ª vitória seguida no Ultimate.

Lucas Mota e Bruno Balacó comentaram a expectativa para os combates envolvendo os brasileiros. Confira!

[youtube]http://youtu.be/lJ8GvXb9PCU[/youtube]

SERVIÇO
UFC 169
Quando: 1º de fevereiro de 2014
Onde: Newark, nos Estados Unidos
Horário: a partir das 20h30min
Transmissão: Canal Combate (pay-per-view)

Card principal
Renan Barão x Urijah Faber
José Aldo x Ricardo Lamas
Frank Mir x Alistair Overeem
John Lineker x Ali Bagautinov
Jamie Varner x Abel Trujillo

Card preliminar
John Makdessi x Alan Nuguette
Chris Cariaso x Kyoji Horiguch
Nick Catone x Tom Watson
Al Iaquinta x Kevin Lee
Clint Hester x Andy Enz
Tony Martin x Rashid Magomedov
Neil Magny x Gasan Umalatov

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles