Jones dominou a luta contra Glover. Foto: UFC/Divulgação

Jones dominou a luta contra Glover e manteve cinturão. Foto: UFC/Divulgação

O UFC 172 conservou o campeão e trouxe de volta um antigo conhecido. Jon Jones e Anthony Johnson sem dúvida foram os atletas que mais se destacaram na edição realizada em Baltimore, nos Estados Unidos, no último sábado, 26. Que tal falarmos um pouco dessas duas feras e suas performances diante de Glover Teixeira e Phil Davis.

Jones é o dono da categoria

Ninguém vai tirar o cinturão de Jon “Bones” Jones. Talvez, o norte-americano não bata o recorde de Anderson Silva. Porém, será por um longo tempo o principal astro do UFC, posto deixado pelo Spider após a perda do cinturão do peso-médio, e o dono do título dos meio-pesados.

Bones foi superior a Glover Teixeira em todos os rounds. Eu acreditava que o brasileiro poderia assustar o campeão em algum round. Mas, isso não ocorreu. Jones atropelou e castigou o mineiro durante cinco etapas. Usou seus principais trunfos: as cotoveladas. Além delas, chutou e socou Teixeira bem à vontade.

A distância, principal assunto debatido antes da luta, já que Glover tentaria encurtá-la para nocautear Jones, foi controlada pelo norte-americano com o “bração” esticado no rosto do brasileiro. É legal assistir Jon em ação. Ele surpreende e inova em golpes, assim como Anderson Silva fazia em sua melhor forma. Bones quase finaliza Glover com uma chave de braço pouca utilizada pelos lutadores.

Jon Jones Stading Arm Cranks Glover Teixiera UFC 172

O clinch, local onde o mineiro poderia surpreender com um gancho avassalador no queixo de Jones, foi fundamental para o castigo sofrido pelo brasileiro. Jon controlou bem o brasileiro nas grades e desferiu várias cotoveladas cortantes no rosto do mineiro.

Vitória justa. Apesar da derrota, Glover lutou bem, deu o seu melhor, mas não conseguiu encurtar a distância como queria. Porém, suportou cinco rounds e mostrou seu lado guerreiro. Agora, Jones partirá para mais um compromisso: a revanche contra Alexander Gustafsson.

Johnson é meio-pesado!

Anthony Johnson venceu Phil Davis por decisão unânime. Foto: reprodução/UFC/Twitter

Anthony Johnson venceu Phil Davis por decisão unânime. Foto: reprodução/UFC/Twitter

Anthony “Rumble” Johnson levou um “pé na bunda” e foi expulso do UFC por Dana White em janeiro de 2012. O motivo: não conseguia bater o limite do peso-médio (até 84 kg). O atleta da Blackzilians saiu do Ultimate e enfileirou seis adversários, sendo quatro por nocaute. As vitórias vieram em um novo peso: o meio-pesado. A categoria foi um recomeço para Johnson. Finalmente o norte-americano encontrou sua “casa”.

Johnson se destacou e recebeu uma nova chance no UFC. O Ultimate não deu moleza e colocou Phil Davis, atleta que estava próximo da disputa pelo cinturão, para o retorno de Rumble. E, como Anthony se comportou diante de Mr. Wonderful? Ele atropelou.

O lutador da Blackzilians mostrou confiança, ótimo preparo físico e trocação afiada. Phil Davis, dono de um wrestling excelente, não conseguiu colocar Johnson para baixo. A luta se desenvolveu em pé e Anthony castigou Davis.

A volta de Johnson ao UFC ocorre em um momento ótimo para a categoria, já que adversários a altura de Jon Jones começam a desaparecer. Com a vitória, Rumble pulou da 14ª posição no ranking dos meio-pesados para a 5ª colocação. Não vai demorar a ele alcançar o posto de desafiante. Atualmente, na categoria, apenas Alexander Gustafsson, Daniel Cormier e Anthony merecem a oportunidade de bater de frente contra Bones.

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles