José é o nº2 do ranking. Foto: UFC/Divulgação

Aldo é o campeão do peso-pena | Foto: UFC/Divulgação

José Aldo voltará a defender seu cinturão no dia 2 de agosto em uma revanche contra Chad Mendes. Desde o primeiro encontro com o norte-americano, em janeiro de 2012, o ‘Scarface’ brasileiro não repetiu uma performance tão empolgante. Diante do velho conhecido, o manauara pode fazer uma grande apresentação e calar a boca dos críticos.

Depois do confronto contra Chad Mendes, Aldo enfileirou três oponentes: Frankie Edgar (por decisão unânime), Chan Sung Jung (nocaute no 4º round) e Ricardo Lamas (decisão unânime). Apenas o sul-coreano foi nocauteado, após deslocar o ombro durante o combate. Antes de nocautear o ‘Zumbi Coreano’, o atleta da Nova União fez três rounds ‘burocráticos’, sem se arriscar tanto e garantindo a vitória por pontos.

Contra Ricardo Lamas, se Aldo tivesse acelerado um pouco ritmo teria nocauteado. Já diante de Frankie Edgar, o brasileiro fez uma luta mais dura e acirrada. É inegável que o manauara é superior a todos os atletas do peso-pena atualmente, mas os amantes do esporte gostam de show. Às vezes parece um pouco injusto cobrar isso aos atletas, porém essa é a realidade. Por que GSP era tão criticado, mesmo limpando a categoria? Resposta: por seu estilo de luta ‘amarrão’.

Sinto falta de Anderson Silva, porque não existe ninguém atualmente que empolgue como o Spider. Renan Barão é o brasileiro mais performático do momento. José Aldo é um lutador showman, mas vem fazendo lutas para vencer por pontos.

As últimas apresentações de Aldo lhe renderam críticas até de Dana White.

“O que me deixa doido sobre José Aldo é que esse cara tem o maior talento do mundo.. É explosivo, rápido, pode fazer o que quiser no octógono, mas prefere diminuir o ritmo e cozinhar a luta, ao invés de acabar com seus adversários como eu acho que pode. Quando se fala em ser o melhor do mundo em todos os pesos, você não pode ir até o quinto round contra caras que parecem que não resistiriam até o segundo ou terceiro rounds contra você. E é isso que Aldo vem fazendo”, afirmou White.

O presidente do Ultimate expôs a realidade sobre os últimos combates de José Aldo. Contra Chad Mendes, não tenho medo de errar, vai dar Aldo de novo. Só espero que venha mais um nocaute brutal.

Olha só o que José Aldo já fez com seus adversários:

[youtube]http://youtu.be/Ua8HoqWEz0Y[/youtube]

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles