Renan Barão não tomou conhecimento de Faber. Foto: UFC/Divulgação

Renan Barão é o maior destaque no mês de agosto. Foto: UFC/Divulgação

Depois da avalanche brasileira no UFC, durante os eventos do mês de julho, os representantes da bandeira verde-amalera retornam em agosto com uma tropa de elite de 11 soldados. O maior destaque é Renan Barão, que tenta pegar a cinta de volta contra o campeão TJ Dillashaw no dia 30 de agosto. Por sinal, esse é o card mais interessante do mês.

UFC Fight Night 47: Bader x Saint Preux | 16 de agosto | Bangor, ME (EUA)

Abrindo o mês de agosto, três brasileiros entram no cage do UFN 47, que tem os pesos-meio-pesados Ryan Bader e Ovince Saint Preux como luta principal. Sim, é um card pouco interessante. O trio de guerreiros do Brasil é formado por Thiago Tavares (retorna depois de lesão), Jussier Formiga e Fabrício ‘Morango’ Camões.

No evento de apenas 10 lutas, Formiga é o primeiro a se apresentar. E deve conquistar mais uma vitória diante de Zach Makovsky. Adversário duro, mas o pequenino da Nova União tem qualidades para trazer o triunfo. Dependendo de como irá voltar após as lesões, Thiago Tavares pode passar com sobras por Robbie Peralta – que vem de vitória contra Rony Jason (resultado injusto). Morango tem chances de fechar a trinca de resultados positivos no combate contra o favorito Gray Maynard. A dupla se enfrenta na corda bamba – ambos estão com duas derrotas seguidas – a derrota pode representar o fim da linha no Ultimate.

CARD DO EVENTO
Peso-meio-pesado: Ryan Bader x Ovince St. Preux
Peso-leve: Abel Trujillo x Ross Pearson
Peso-médio: Tim Boetsch x Brad Tavares
Peso-leve: Fabrício Morango x Gray Maynard
Peso-pesado: Jack May x Shawn Jordan
Peso-pena: Thiago Tavares x Robbie Peralta
Peso-mosca: Jussier Formiga x Zach Makovsky
Peso-galo: Sara McMann x Lauren Murphy
Peso-meio-médio: Seth Baczynski x Alan Jouban
Peso-médio: Tom Watson x Sam Alvey

UFC Fight Night 48: Henderson x Dos Anjos | 23 de agosto | Tulsa, OK (EUA)

O carioca Rafael Dos Anjos faz a luta principal do evento contra Ben Henderson. O guerreiro treinado por Rafael Cordeiro tem uma pedreira pela frente. Aposto que ele ficará pelo caminho. Infelizmente. O ‘Menino Lobo’ está mordido pela derrota para Anthony Pettis, que lhe custou o cinturão, e várias críticas por seu desempenho. Então, deve passar por cima do brasileiro que nem um trilho descarrilhado.

Representante da Nova União, Thales Leite também tem uma dura missão. O peso-médio enfrenta o francês Francis Carmont, pupilo de Georges St. Pierre, no duelo co-principal da noite. O europeu gosta de trabalhar seu wrestling e amarrar o combate. Porém, levar o brasileiro para o chão não considerado a melhor opção, já que carioca é faixa-preta de jiu-jítsu. Detalhe: enquanto Carmont vive péssimo momento, vindo de duas derrotas seguidas, Leite acumula uma sequencia de seis triunfos (os últimos três conquistados no UFC). Bom teste para Thales. Difícil palpitar. Luta bastante parelha. Mas, fico com o veterano comandado por Dedé Pederneiras.

Mais um ‘coroa’ entra em ação pelo UFN 49. Demian Maia se recuperou das duas derrotas amargas – uma para Jake Shields e outra para Rory MacDonald – ao vencer Alexander Yakovlev, e vai em busca de emplacar a segunda vitória contra Mike Pyle, outro experiente do Ultimate. Vai dar o paulista por finalização, depois de aplicar um knockdown. Acreditem!

Já Wilson Reis busca a recuperação contra Tim Elliott. Derrotado por Iuri Marajó em fevereiro, o mineiro faz sua primeira luta no peso-mosca. Boa sorte!

Fechando quinteto, o estreante Valmir Lazaro enfrenta James Vick.

CARD PRINCIPAL
Peso-leve: Benson Henderson x Rafael dos Anjos
Peso-médio: Francis Carmont x Thales Leites
Peso-meio-médio: Demian Maia x Mike Pyle
Peso-meio-médio: Jordan Mein x Brandon Thatch
Peso-pena: Mirsad Bektic x Max Holloway
Peso-leve: Tom Niinimaki x Chas Skelly
CARD PRELIMINAR
Peso-meio-médio: Alex Garcia x Neil Magny
Peso-mosca: Tim Elliott x Wilson Reis
Peso-leve: Valmir Lazaro x James Vick
Peso-leve: Beneil Dariush x Tony Martin
Peso-galo: Matt Hobar x Aaron Phillips

UFC 177: Dillashaw x Barão | 30 de agosto | Sacramento, CA (EUA)

Para fechar o mês com chave de ouro, Renan Barão vai em busca de tomar a cinta do americano. No primeiro encontro, o potiguar esteve irreconhecível e tomou uma surra do garoto prodígio da Alpha Male. Para a revanche, o ex-campeão treinou duro com os mestres da Nova União Dedé Pederneiras e Jair Lourenço e promete trazer o título de volta ao Brasil. Será que TJ bate de novo o brasileiro? Aposto tudo em Barão!

A brasileira porradeira, Bethe Correia quer acabar com mais uma amiguinha de Ronda Rousey. Depois de vencer Jessamyn Duke, a ‘Pitbull’ do Rio Grande do Norte bate de frente contra Shayna Baszler, que estreará no Ultimate. Vencendo, a potiguar alcançará a terceira vitória consecutiva no UFC.

A sensação de Amazonas, Carlos Diego, empolgou na sua estreia pelo UFC contra Colton Smith, em junho, após finalizar com apenas 38s de combate. O peso-leve enfrenta Ramsey Nijem no UFC 177.

CARD DO EVENTO
Peso-galo: TJ Dillashaw x Renan Barão
Peso-mosca: Demetrious Johnson x Chris Cariaso
Peso-galo: Bethe Correia x Shayna Baszler
Peso-leve: Danny Castillo x Tony Ferguson
Peso-médio: Derek Brunson vs. Lorenz Larkin
Peso-pesado: Anthony Hamilton x Ruan Potts
Peso-leve: Ramsey Nijem x Carlos Diego Ferreira
Peso-leve: Justin Edwards x Yancy Medeiros
Peso-mosca: Henry Cejudo x Scott Jorgensen
Peso-pesado: Ruslan Magomedov x Richard Odoms

MMA, UFC

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles