Luta Livre é um tipo de luta de projeção, com finalizações, semelhante ao jiu-jitsu. Foto: Divulgação

Luta Livre é um tipo de luta de projeção, com finalizações, semelhante ao jiu-jitsu. Foto: Divulgação

Tradicional esporte de arte marcial no Brasil, a Luta Livre está ressurgindo em solo cearense. Um grupo de praticantes da modalidade está se articulando para a criação da Federação de Luta Livre Esportiva do Estado do Ceará.

O passo final para o surgimento da entidade será dado neste sábado (6), em encontro marcado no Aterro da Praia de Iracema, às 16h.

Na ocasião, uma comissão formada por equipes de muay thai, jiu jitsu e luta livre se reunirá para um momento de confraternização, troca de ideias e discussão do calendário da prática esportiva, que trabalha com luta de projeção, finalização e estrangulamento, semelhante ao jiu-jitsu, só que sem a necessidade de quimono.

A programação do encontro conta ainda com demonstrações de posições de Luta Livre e um aulão funcional. Professores, instrutores e mestres com trabalho reconhecido na área terão suas graduações reconhecidas, caso de Leandro Silva, Jackson Matos, João Coiote e Maninho, líder da Evolution.

“Em dezembro, vamos fazer um Estadual com as equipes filiadas. A intenção é que o nosso mestre Alexandre Pequeno venha a Fortaleza fazer uma grande graduação. Todo mês vamos ter uma competição, uma em Fortaleza e outra no interior, como hoje vemos em Limoeiro do Norte”, conta Mardone Sampaio, que encabeça o projeto Luta Livre Unida no Ceará.

Em entrevista ao blog Clube da Luta, Mardone, que é faixa-preta e professor de Luta Livre, conta os detalhes do encontro, da iniciativa e dos próximos passos da Luta Livre no Ceará. Confira:
[youtube]http://youtu.be/uzVhRbAocLg[/youtube]

 

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles