Aldo venceu por decisão unânime. Foto: UFC/Divulgação

Aldo venceu Chad Mendes por decisão unânime, no UFC 179. Foto: UFC/Divulgação

José Aldo é o campeão absoluto dos penas. O reinado do manauara já dura três anos. No UFC, ele enfileirou sete adversários. Tirando Conor McGregor, que Aldo deve enfrentar em breve, não existe mais ninguém na categoria para enfrentá-lo. A divisão travou, e a organização será obrigada a fazer novas revanches por causa do domínio do brasileiro.

O principal atleta da Nova União já dominava o WEC, extinto evento que teve a maioria de seus lutadores contratados pelo UFC. Por isso, o domínio de Aldo pode ser considerado ainda maior, visto que a migração do WEC para o Ultimate apenas deu continuação ao show do campeão de Manaus. Se contarmos desde a época do WEC, Júnior, como é conhecido pelos mais próximos, vem reinando há seis anos. São 15 vitórias nos dois eventos.

+ VÍDEO: José Aldo vence Chad Mendes em luta emocionante e mantém único cinturão do Brasil no UFC

Focando no UFC, Zé Aldo já triturou todos os adversários possíveis com chances pelo cinturão. Mark Hominick, Kenny Florian, Chad Mendes, Frankie Edgar, Chan Sung Jung, Ricardo Lamas e Chad Mendes (pela segunda vez) foram vítimas da máquina da Nova União. Resta apenas Conor McGregor, o irlandês com ascensão meteórica no UFC, para o brasileiro derrotar. O interesse por esse duelo é enorme. O Ultimate sonha em lotar um estádio de futebol no Brasil ou na Irlanda.

McGregor não deu chances ao cearense. Foto: UFC/Divulgação

McGregor é o único do top 5 que Aldo ainda não derrotou. Foto: UFC/Divulgação

Vencendo o irlandês falastrão, Aldo fecha a divisão. Motivação para continuar nos penas só mesmo com revanches. Porém, se Aldo e UFC escolherem esse caminho podem travar a divisão e deixar a categoria sem graça. Frankie Edgar – ex-campeão leve que desceu para os penas e foi derrotado por Zé – está próximo de alcançar uma revanche pelo cinturão do brasileiro. Mas, cá entre nós, acredito que será mais uma ótima luta, porém o desfecho será o mesmo do primeiro encontro.

+ Vídeo | Conor McGregor desafia fã brasileiro: “É fácil falar aí de cima, vem aqui para baixo falar isso”

Aldo já estuda subir para os leves. O UFC planeja um duelo Aldo x McGregor, assim como sonha em fazer uma superluta entre Aldo e Anthony Pettis, atual campeão dos leves. Para essa última opção ocorrer, Aldo vai precisar subir de categoria. E, aí sim, poderia traçar uma nova caminhada no Ultimate e fazer história.

Os tops do peso pena
Os quatros melhores ranqueados do top 15 do peso pena foram derrotados por Aldo. Chad Mendes, duas vezes, diga-se de passagem. Frankie Edgar e Ricardo Lamas também ficaram pelo caminho, e Cub Swanson foi nocauteado, ainda no WEC, com apenas 15 segundos de luta. O quinto é Conor McGregor.

Da sexta colocação em diante, ninguém deve alcançar Aldo. Digo isto porque para chegar, qualquer um desses deve enfrentar um top 5 – no caso, atualmente, Chad Mendes, Cub Swanson, Frankie Edgar, Ricardo Lamas e Conor McGregor – e o resultado para quem tentar: derrota.

O que vocês acham? Deixe seu comentário!

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles