Clube da Luta

Retorno do novo Cigano: seguro na trocação e confiante no jiu-jitsu

Júnior Cigano aguarda nova oportunidade para voltar ao UFC. Foto: Divulgação

Junior Cigano passou a treinar na Nova União. Foto: Divulgação

O período de mais de um ano afastado do octógono só fez aumentar a expectativa do retorno de Junior “Cigano” Dos Santos. Depois do segundo massacre para Velásquez, o brasileiro resolveu reciclar suas técnicas com Dedé Pederneiras, na Nova União, sem deixar de lado a trocação com o mestre Luiz Dórea.

A demora em retornar foi ótima para o processo de reciclagem do jogo unilateral do peso pesado. Não esperem um Cigano levando para o chão. O ponto forte dele é a trocação e o boxe afiado. Mas, a expectativa é que, no chão, ele surpreenda e solte o seu jiu-jitsu tão questionado. Em entrevista para o vídeo promocional do UFC, Junior Dos Santos esbanjou confiança e deixou claro que o objetivo é vencer sem precisar dos juízes, o que pode ocorrer até mesmo por uma finalização.

+ Entrevista exclusiva: Júnior Cigano fala sobre retorno ao UFC e nova chance pelo cinturão

– Como o Miocic falou que talvez a intenção dele seja colocar pressão e me derrubar, eu digo que se ele me derrubar: vou finalizar ele. Vai ser minha primeira finalização no UFC – disse o ex-campeão da categoria.

+ Junior Cigano e a parceria com a Nova União

O comandado de Luiz Dórea e Dedé vai focar na trocação, como sempre. Aposto que Miocic não vai querer tanto entrar no boxe com o brasileiro, apesar de seu bom nível. O caminho do croata está traçado: enganar um pouco na luta em pé e derrubar Cigano. Mas, como já vimos, o ex-campeão promete surpreender no chão.

O Cigano que vai entrar no cage com Miocic será um atleta com a metodologia de Pederneiras. Vamos ver um peso pesado mais estratégico. A tática produzida para estrelas da Nova União, como José Aldo e Renan Barão, de ‘observar’ o oponente no primeiro round e soltar o jogo nos seguintes, será incorporado pelo novo Cigano. Mais movimentação e pressão serão acrescentadas ao jogo do gigante brasileiro para dificultar o trabalho dos wrestlers – vide Cain Velásquez.

Agora, por favor, não esperem um Cigano longe de sua origem: a trocação. O brasileiro não vai virar um wrestler de primeira, muito menos um jiu-jiteiro. A parada dele é em cima. A evolução de Dos Santos é buscar um jogo mais completo. Miocic precisará de fôlego para segurar o ex-campeão, pois ele está com saudade fazer o que mais gosta.

– A saudade nocautear é imensa. São quatro meses de camp para, de repente, encaixar uma sequencia boa e ver o oponente caindo. É uma sensação maravilhosa – finaliza o peso pesado.

[youtube]http://youtu.be/WyG30ML3lC4[/youtube]

UFC: Cigano x Miocic
13 de dezembro de 2014, em Phoenix (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Junior Cigano x Stipe Miocic
Peso-leve: Rafael dos Anjos x Nate Diaz
Peso-pesado: Alistair Overeem x Stefan Struve
Peso-pesado: Gabriel Napão x Matt Mitrione
CARD PRELIMINAR
Peso-mosca: John Moraga x Willie Gates
Peso-palha: Claudia Gadelha x Joanna Jedrzejczyk
Peso-meio-médio: Joe Riggs x Ben Saunders
Peso-leve: Jamie Varner x Drew Dober
Peso-médio: Derek Brunson x Ed Herman
Peso-leve: Bryan Barbarena x Joe Ellenberger
Peso-leve: David Michaud x Garrett Whiteley
Peso-galo: Henry Cejudo x Dustin Kimura
Peso-galo: Anthony Birchak x Ian Entwistle

Recomendado para você