Rafael (o 3° da esquerda para a direita) subiu ao pódio em Lisboa. Foto: Arquivo Pessoal

Rafael (o 3° da esquerda para a direita) subiu ao pódio em Lisboa. Foto: Arquivo Pessoal

O faixa-roxa Rafael Vasconcelos acaba de desembarcar em Fortaleza com mais uma medalha na bagagem. Na última quinta-feira, o atleta cearense mandou bem no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu, promovido pela IBJJF, conquistando a medalha de bronze na categoria peso-pesado.

A participação do cearense no torneio, realizado no pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa (capital de Portugal) começou com tudo, após três vitórias seguidas. Na semifinal, após uma batalha duríssima contra o norte-americano Chad Shaule, Rafael acabou derrotado.

Em conversa com o blog Clube da Luta, Rafael revelou que sua grande meta era a medalha de ouro, mas ele celebra a conquista do bronze, por se tratar de uma competição considerada uma das três mais disputadas do mundo, que reuniu em 2015 nada menos que 3.400 atletas.

“O nível da competição é muito alto. Os europeus são muito fortes. Foi bom pela experiência”, comentou. Sem tempo a perder, Rafael já foca agora sua próxima competição: o pan-americano de jiu-jitsu, em Los Angeles-EUA, que será realizado agora em março. “Vou com tudo”, frisou o cearense, que tem 22 anos e também integra o Projeto Social Lutando Bem, liderado por Cícero Costa.

Apontado com um dos grandes nomes cearenses em sua categoria e graduação, Rafael Vasconcelos tem, entre outras conquistas, o título sul-americano de jiu-jitsu (2011), o título brasileiro (2012), uma 3ª colocação e um vice-campeonato mundial. Ele coleciona ainda oito títulos cearenses e um campeonato paulista.

 

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles