Durinho está invicto na carreira | Foto: UFC/Divulgação

Durinho está invicto na carreira | Foto: UFC/Divulgação

Lutando mais uma vez no Rio de Janeiro, o niteroiense Gilbert “Durinho” Burns está perto de alcançar a décima vitória da carreira invicta, neste sábado, 21, no UFC Fight Night 62 (ou UFC Rio 6). O faixa-preta renomado tem pela frente o conterrâneo Alex ‘Cowboy’ Oliveira, estreante no Ultimate e especialista na luta em pé. Antes da batalha, o pupilo de Vitor Belfort conversou com o Blog Clube da Luta.

Com estratégia traçada na Blackzilians, ele não dará chances para cair no jogo de trocação de Cowboy, que possui oito nocautes no cartel. Campeão mundial de jiu-jitsu, Durinho sabe muito bem o que vai explorar nesta luta. “O Cowboy gosta mais da luta franca, e eu não vou querer isso. Vou fazer uma grande luta, empolgante, mas fugindo de loteria. Ele gosta de trocar a base na luta em pé, mas estou pronto para surpreendê-lo. Vou testar o jiu-jitsu dele no sábado (risos)”, diz Gilbert.

+ VÍDEO: cearense Godofredo Pepey protagoniza a encarada mais tensa do UFC Rio 6

Antes do UFC anunciar Cowboy como o seu adversário, Durinho tinha Josh Thomson como oponente. Porém, o top 9 do ranking dos leves sofreu uma lesão, dando lugar ao carioca Alex Oliveira. A alteração fez com que Burns saísse de um combate contra um atleta ranqueado para entrar numa batalha diante de um estreante. Porém, ele garante que a frustração já passou e prega respeito ao conterrâneo. “Na hora que recebi a notícia, sim. Enfrentaria um top da categoria, mas da noite para o dia virou um estreante. Respeito muito o Alex, ele é muito duro, e por isso mesmo que meu foco é na vitória”.

+ Vitor Belfort aposta no pupilo Gilbert Durinho para ser campeão leve do UFC: “É questão de tempo”

A notícia do corte de Thomson ocorreu com menos de um mês para o duelo, quando Durinho já entrava na reta final da preparação. Mesmo com a mudança de oponente, o brasileiro não precisou alterar tanto o treinamento por conta da semelhança de estilos entre Josh e Cowboy. “Mudei pouca coisa, pois os dois têm estilos semelhantes de luta. Meu camp foi uma guerra, uma experiência muito boa para essa luta. Teve a mudança de oponente, mas meu foco é na vitória. Eu estou pronto para fazer uma grande apresentação”.

Planos para 2015
No ano passado, Burns estreou no UFC, fez duas lutas na organização e venceu ambas. Para 2015, Durinho planeja série de vitória e posição de destaque no ranking dos leves.

“Espero estar sempre melhor do que estou hoje. É assim que venho levando minha carreira e tem dado certo, pois estou sempre evoluindo. Quero lutar contra os melhores sempre, peço isso para o UFC, e sempre vou fazer isso. Então, no fim do ano, espero estar no top 5 da categoria, mas sem pressa, deixando a coisa acontecer com naturalidade”.

CARD UFC RIO
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Demian Maia (77,6kg) x Ryan LaFlare (77,6kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Erick Silva (77,6kg) x Josh Koscheck (77,1kg)
Peso-leve (até 70,7kg): Léo Santos (70,7kg) x Tony Martin (70,7kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Amanda Nunes (61,7kg) x Shayna Baszler (61,7kg)
Peso-leve (até 70,7kg): Gilbert Durinho (69,8kg) x Alex Cowboy (70,3kg)
Peso-pena (até 66,2kg): Godofredo Pepey (65,8kg) x Andre Fili (65,8kg)

CARD PRELIMINAR
Peso-leve (até 70,7kg): Francisco Massaranduba (70,3kg) x Akbarh Arreola (70,7kg)
Peso-pena (até 66,2kg): Kevin Souza (66,2kg) x Katsumi Kikuno (66,2kg)
Peso-leve (até 70,7kg): Leandro Buscapé (70,7kg) x Drew Dober (até 70,7kg)
Peso-leve (até 70,7kg): Leonardo Macarrão (70,3kg) x Cain Carrizosa (70,3kg)
Peso-leve (até 70,7kg): Jorge Blade (70,7kg) x Christos Giagos (70,3kg)
Peso-mosca (até 57,2kg): Fredy Serrano (56,7kg) x Bentley Syler (57,2kg)

SERVIÇO DO EVENTO
UFC Rio 6
Quando: sábado, 21 de março
Onde: ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro
Horário: a partir das 19h45min
Transmissão: Canal Combate

MMA, UFC

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles